Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rio2016 nas ondas do rádio

Por Equipe AERP. Publicado em 04/08/2016 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 18:13.

Com equipes, nomes fortes e até plataforma com materiais gratuitos, o veículo promete marcar presença nos Jogos Olímpicos

O rádio, o maior e mais antigo meio de transmissão do mundo não poderia ficar de fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Desde 1968, as plataformas radiofônicas transmitem as emoções em busca de medalhas, e este ano não será diferente.

Na região sul do país, a Rádio Gaúcha levará grande destaque, com boletins de hora em hora e com cerca de oito transmissões ao dia. A equipe da emissora irá disponibilizar podcasts de transmissões e interatividade extensa em redes sociais, contando até um espaço próprio, com telões de exibição.

No sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro serão o grande conglomerado de transmissão radiofônica. Emissoras como Bandeirantes, BandNews e Bradesco Esportes FM, CBN, Rádio Globo e Itatiaia serão as grandes sensações. O Sistema Globo de Rádio (SGR) vai estar presente com a rádio “Estação Rádio Globo CBN”, com 24 horas de programação sobre o evento. A partir do dia 6 de agosto, entra no ar uma programação especial que tratará exclusivamente dos Jogos Olímpicos, até o último dia de competições.

A Rádio Itatiaia com exclusividade para o rádio de Minas, prepara uma super cobertura em sua nona Olimpíada, com cerca de 30 profissionais, entre jornalistas e técnicos. É a maior equipe do rádio brasileiro. A cobertura abrangerá transmissões de futebol, natação, vôlei, vôlei de praia, basquete e atletismo, além de boletins com informações de todos os esportes ao longo da programação. Haverá participações online do Rio de Janeiro em todos os programas esportivos da emissora.

A equipe Bandeirantes estará em todo o Brasil, com transmissões pelo app BandRádios, com emissoras em Campinas, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba. Em São Paulo, terá uma vasta equipe, composta por profissionais de renome, que transmitirão todas as modalidades, em todos os horários, principalmente na Bradesco.

No norte do país, a equipe RBA garantiu presença nos Jogos. Com três emissoras, a equipe paraense será a única do norte brasileiro a fazer a cobertura dos Jogos, em 2016.

 

PORTAL RADIO ESPORTE

As emissoras de rádio brasileiras irão ter um local específico para captar áudios e textos de reportagens, boletins e sonoras de autoridades e atletas durante as Olimpíadas. É o RadioEsporte, uma plataforma criada pelo Ministério do Esporte e pelo Portal Brasil 2016. Os materiais publicados neste espaço são gratuitos e podem ser utilizados na íntegra ou em partes, bastando apenas que a integridade da informação seja mantida.

Para ter acesso aos áudios, clique em https://soundcloud.com/radioesporte

 

Fontes: Itatiaia, Brasil 2016, RadioEsporte e Auvaro Maia