Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Saiba tudo sobre a arte de fazer programação musical no rádio

Por Redação. Publicado em 01/04/2022 às 11:49. Atualizado em 08/04/2022 às 17:37.

O episódio 8 do AerpCast traz bate-papo com dicas sobre como garantir uma programação musical eficiente em uma emissora de rádio, ou seja, aquela que agrada o ouvinte e garante boa audiência.


O episódio 8 do AerpCast traz como tema a programação musical no rádio e como funciona essa magia de criar a trilha sonora do dia a dia das pessoas. É ela que embala o caminho de casa, dá o ritmo para as atividades do trabalho, traz memórias e emociona o ouvinte. A ideia é tentar descobrir como garantir uma boa programação musical para uma emissora de rádio. Aquela que garante horas de ouvidos atentos, aguardando para saber qual será a próxima faixa.

Quem ajuda a desvendar esse mistério são profissionais que entendem de programação musical para rádios de diferentes segmentos. A jornalista Juliana Sartori conversa com Rogerio Chiocchetti, ex-coordenador artístico das rádios Eldorado, de São Paulo, Lumen FM e Clube FM de Curitiba, e também ex-diretor de rádios da Rede Evangelizar, e com Roberto Haiss, atual coordenador Artístico e apresentador na Rede Transamérica de Comunicação.

Para Haiss, fazer programação musical “é como fazer uma colcha de retalhos muito bem feita”, já que é uma atividade que precisa unir uma série de elementos de identificação sonora com o ouvinte e ao mesmo tempo surpreendê-lo com novidades. Já Chiocchetti lembra que uma rádio precisa ter profissionais muito bem preparados para a função. “Não basta só conhecer música ou o estilo musical de uma rádio, é preciso entender a emissora e o público que quer atingir. E para isso, precisa vivência de rádio”, afirma. Ele lembra ainda que programação musical bem feita, se não estiver bem alinhada com todos os outros setores da emissora, como o trabalho dos comunicadores ou breaks comerciais, pode ser prejudicada.

#Rádio é Tudo

E os destaques desta semana da coluna com Daniel Starck, do portal tudoradio.com, são sobre o mercado publicitário brasileiro, que avançou em 2021 e no rádio cresceu mais de 23%; tem ainda um recorte sobre receita publicitária nas emissoras da Alemanha e Austrália; e sobre um monitoramento que mostra consumo on-line de rádio em alto-mar.

O papo tá bacana, é só dar o play: