Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretário de Comunicação realiza encontro com radiodifusores do Paraná na Semana do Rádio

Por Redação. Publicado em 22/09/2021 às 16:43.

Encontro marcou o lançamento do projeto “Café com o Secretário”, que será realizado todos os meses com um grupo diferente de radiodifusores

Por Juliana Sartori


Como parte das comemorações da Semana Estadual do Rádio, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) lançou nesta quarta-feira (22) o projeto “Café com o Secretário”. Esse foi o primeiro encontro com um grupo de radiodifusores de todo o Estado com o secretário da Comunicação e da Cultura do Paraná, João Evaristo Debiasi, na sede da Associação, em Curitiba. A partir de agora, esse encontro será realizado mensalmente, com um grupo diferente de empresários.

O objetivo principal é estreitar laços e expor as demandas e realidades das empresas de comunicação espalhadas por todo o Paraná. Nesta quarta, o secretário aproveitou para falar sobre as suas percepções em relação ao mercado da comunicação e do meio rádio.

Segundo Debiasi, as empresas de rádio que conseguiram se adaptar aos meios digitais, com foco nas necessidades de suas localidades, são aquelas que estão se sobressaindo no mercado, fortalecendo suas marcas.

“O rádio é o meio que se adaptou mais rápido às mudanças. Ao longo da história a gente percebeu inovações tecnológicas que impuseram limitações e desafios e que alguns meios ainda precisam superar. Já o rádio conseguiu se adaptar de forma mais rápida e intensa a cada uma dessas inovações”, afirmou.

“Tivemos um diálogo franco e aberto com os radiodifusores. Logo que assumi começou a pandemia e as reuniões presenciais ficaram comprometidas. Depois de muitas reuniões online, poder realizar esses encontros, conversar sobre rádio, justamente na Semana do Rádio, foi realmente bastante significativo”, analisou o secretário.

“Nosso principal recado ao radiodifusor é uma mensagem de otimismo e superação diante do que foi enfrentado no último 1 ano e 8 meses. Com prudência, calma e tranquilidade, os números mostram que tudo leva a crer que superamos a pandemia. O otimismo do empreendedor paranaense, que é recordista de geração de emprego e abertura de empresas, mostra que é preciso confiar que é possível superar”, lembrou Debiasi. Segundo ele, “o governo não está interessado em investir em mídia para comunicar a população, mas sim em investir em empresas paranaenses sérias, que geram empregos e renda para o Estado”.

O presidente da Aerp, Caíque Augustini, também ressaltou a importância do encontro. Para ele, os radiodifusores precisam conhecer a realidade do Estado e como o governo enxerga o setor. “Foi uma troca de informações bastante interessante, capaz de estimular ainda mais a criatividade para que o setor possa continuar se adaptando aos novos tempos, com foco nas necessidades de cada comunidade onde atua”, disse.

Entre os radiodifusores presentes que representaram empresas de cada região do Paraná, Fabiana Olchaneski, da rádio FM 104, de Cornélio Procópio, disse que o encontro mostrou como o rádio está avançando no Paraná. “É essencial essa parceria entre os radiodifusores. E poder contar com a proximidade do secretário de Comunicação mostra o fortalecimento do setor”, analisou.

Já para Walber Guimarães Junior, da Rádio Cia, de Cianorte, “esse intercâmbio e a troca de informações é essencial para o meio continuar se renovando. Foi um golaço esse encontro”, garantiu.

Semana Estadual do Rádio

Além do encontro, a Aerp também realiza durante a Semana Estadual do Rádio, em parceria com o Hemepar, a Campanha Rádio na Veia, que utiliza a força do rádio para engajar os paranaenses na doação de sangue.
Isso porque os estoques dos bancos de sangue de todo o Estado foram impactados em cerca de 40% durante a pandemia e precisam da ajuda da população para poder atender os hospitais do Paraná.

Emissoras associadas de todo o Paraná inseriram em suas programações vários spots da campanha, reforçando o ato de solidariedade que pode ser concretizado nos hemocentros e pontos de coleta do Estado. A campanha conta também com material de divulgação para as redes sociais de cada emissora, além de conteúdo jornalístico.