Rádio Clube FM amplia a sua atuação no digital e colhe bons resultados no engajamento por streaming.
Por Fernanda Nardo.
A internet rompeu com as fronteiras de tempo e espaço, nos conectou com pessoas de todas as idades, crenças e localidades. Atualmente, as emissoras não contam mais com barreiras geográficas e o conteúdo produzido alça voo no mundo digital. Com isso, também aumentou a dificuldade de saber para quem se fala, qual é o público ouvinte e seus hábitos de consumo. Por isso, investir em métricas confiáveis é essencial para direcionar o conteúdo e ampliar a atuação no meio digital.
Para o coordenador da Rádio Clube FM, de Brasília, Márcio Leal, ter em mãos a informação correta por meio de métricas e estatísticas, é fundamental para ter uma rádio competitiva e sem fronteiras.
“Com esses dados estamos conquistando dia a dia uma grande fatia do mercado e a Clube de Brasília, cresce de forma sólida no meio digital. Temos convicção da aceitação do nosso produto em todo Brasil, independente do estado ou da cidade, inclusive em praças que ainda não chegamos, os dados de streaming nos mostram isso”, afirma.
De acordo com Leal, a medição de audiência da Rádio Clube de Brasília no digital já era feita há muitos anos, mas eles sentiram a necessidade de obter métricas mais alinhadas às novas tendências do mercado, que trouxessem um resultado confiável e fossem replicáveis para as afiliadas da emissora.
“Fomos procurados pela Fábrica Host que nos ofereceu uma degustação dos seus serviços em parceria com a Nextdial. Estamos juntos há quase um ano, tempo suficiente para validarmos os resultados, agora estamos expandindo esse modelo para as afiliadas da Clube de Brasília”, explica.
O coordenador relata que as afiliadas da rádio que têm experimentado o serviço se mostram satisfeitas. “Isso conferiu maior estabilidade nas ações da rádio, pretendemos levar essa solução para todas as nossas emissoras”, diz.
Assertividade
Com as métricas é possível construir uma programação de acordo com seu público, independente da posição geográfica. Além de destinar ações localizadas, com base nos ouvintes e no meio que eles utilizam para acessar a programação, seja por celular, tablet, computador.
Por isso, segundo Leal, as decisões tomadas na construção da programação da rádio sempre foram baseadas em pesquisas. “Agora temos dados instantâneos que nos apontam o caminho a percorrer e as possíveis correções de rumo. Podemos afirmar que nossa audiência no digital está entre as maiores do país e que os números estão na casa dos milhões de ouvintes. Sabemos que esses ouvintes acessam nosso site e aplicativo, sabemos quanto tempo eles ouvem a rádio. Temos nas mãos métricas robustas e auditadas, não dependemos de sites agregadores que trazem resultados pouco confiáveis”, relata.