
Neste mês de agosto, a capital paulista recebeu novamente o SET Expo. Considerado um dos principais eventos da indústria de mídia e entretenimento na América Latina, a edição 2025, que foi realizada entre os dias 18 e 21, reuniu 29 mil profissionais, que destacaram a relevância do evento para negócios e atualização de tendências. A Aerp (Associação das Emissoras de de Radiodifusão do Paraná) prestigiou a edição, acompanhou as principais temáticas apresentadas nas palestras e teve acesso às novidades apresentadas pelos expositores.
Encontro histórico reúne CEOs da TV brasileira no primeiro dia da SET Expo 2025
O primeiro dia do SET Expo marcou um momento ímpar para a radiodifusão no Brasil. Os principais executivos da Globo, Record, SBT e Band participaram do painel “Visão dos CEOs: o futuro da mídia”, mediado pelo jornalista Guilherme Ravache, colunista do Valor Econômico.
O debate abordou o impacto da TV 3.0 e o papel da televisão aberta em um ecossistema dominado por múltiplas plataformas. A CEO do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, destacou a necessidade de união entre as emissoras para consolidar a relevância do meio. Já o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, apontou o “vácuo” entre o avanço tecnológico e a adaptação de narrativas e regulações, ressaltando a proximidade histórica da TV aberta com o público brasileiro.
Representando o Grupo Bandeirantes, Claudio Luiz Giordani afirmou que a integração entre televisão, rádio e redes sociais fortalece o setor, ao transformar a TV em geradora de conversas amplificadas pelas plataformas digitais. E o CEO da Record, Marcus Vinícius Vieira, reforçou o papel estratégico da radiodifusão para audiência e mercado publicitário, defendendo que a TV 3.0 abre novas perspectivas ao superar barreiras tecnológicas.
Inteligência Artificial e o rádio brasileiro
A aplicação da IA (Inteligência Artificial) no rádio e nas mídias sonoras foi tema central do painel “Avanços da IA no Rádio Brasileiro”. O encontro reuniu especialistas para discutir impactos, desafios, oportunidades e questões éticas relacionadas à tecnologia. O painel mediado por Eduardo Cappia, conselheiro da SET e diretor da EMC, contou com a participação de Álvaro Bufarah Junior (Intercom), Tuta Neto (Jovem Pan/Sampi) e Carlos Aros (Rede Jovem Pan News).
Bufarah destacou o crescimento da IA nas emissoras, com aplicações como clonagem de voz, conversão de texto em fala, geração de música e análise de sentimentos. Ele alertou, no entanto, para riscos relacionados a direitos autorais e ética, citando o caso de uma radialista cuja voz foi comercializada como se fosse de uma IA. Já Tuta Neto ressaltou que o consumo de conteúdo deixou de estar restrito ao canal e depende da credibilidade da marca. Segundo ele, a adaptação a novos formatos e a concorrência com influenciadores tornam a adoção da IA indispensável para manter a competitividade.
Carlos Aros apresentou a experiência da Jovem Pan, que integra ferramentas de IA há mais de uma década em diferentes plataformas, inclusive redes sociais. Ele também apontou exemplos internacionais, como a BBC e a NPR, que utilizam a tecnologia para ampliar a produção. Apesar disso, reforçou a importância da curadoria humana: “O jornalista deve estar no comando. A IA é uma aliada, mas a credibilidade depende de pessoas”.
SBTVD discute inovação e regulação da TV digital
O futuro da televisão no Brasil também foi discutido durante o Congresso SET Expo 2025. Representantes da Seja Digital, Globo, Anatel e Ministério das Comunicações abordaram os avanços do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e os desafios regulatórios e técnicos para a implementação da TV 3.0.
Gunnar Bedicks, da Seja Digital, destacou a fase inicial de testes com estações de transmissão voltadas a uma plataforma orientada a aplicativos. Já Ana Eliza Faria e Silva, da Globo, ressaltou o papel do Fórum SBTVD na validação de padrões e processos. Pela Anatel, Kim Mota lembrou que mais de 86% dos lares brasileiros dependem da TV aberta, reforçando a importância da parceria entre agentes do setor.
Encerrando o painel, Roberto Colletti, do Ministério das Comunicações, afirmou que o cronograma de implementação da TV 3.0 já está em andamento, mas sem o desligamento imediato da TV 2.0, que segue em plena operação no país.
Dia do Rádio foi dedicado à inovação, regulação e futuro do áudio
O último dia do SET Expo 2025 foi marcado pelo Dia do Rádio, e reuniu especialistas nacionais e internacionais que discutiram os rumos do setor em meio às transformações digitais. Com curadoria de Eduardo Cappia (SET/EMC), Marco Túlio (SET/ZYDIGITAL) e Jean Pierre Zanetti Vandresen (Grupo Bandeirantes), o evento apresentou quatro painéis que abordaram desde os avanços tecnológicos até estratégias artísticas e os desafios regulatórios atuais.
A abertura do painel “O Rádio Conectado e a Experiência Digital do Ouvinte”, explorou como as plataformas digitais estão ampliando a presença do rádio no cotidiano. O segundo painel, “Intermodulação FM: O Inimigo Invisível no Espectro”, teve moderação de José Mauro de Ávila (Mega Sistema de Comunicação), e contou com representantes da Anatel, como Marcelo Scacabarozzi e Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, que detalharam os impactos da intermodulação e as estratégias regulatórias para mitigar as interferência no sinal.
O terceiro painel “Do Dial ao Digital: Estratégias Artísticas para um Rádio em Constante Evolução!”, foi mediado por Daniel Starck, do tudoradio.com, e discutiu como as emissoras têm adaptado sua programação e linguagem às plataformas digitais, incluindo o crescimento do streaming e novas formas de ativação de marca.
O painel de encerramento foi: “Avanços da IA no Rádio Brasileiro” que colocou em pauta as oportunidades e os dilemas da aplicação da inteligência artificial no setor.