Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

SET SUL 2015: Abertura oficial ressalta necessidade de parceria entre setores público e privado para desafios da radiodifusão

Por Comunicação. Publicado em 12/05/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:49.

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O seminário SET Sul 2015 teve início na manhã desta terça-feira (12) com a presença das principais entidades envolvidas no desenvolvimento da mídia eletrônica no Brasil. Para a abertura oficial, reuniram-se o diretor do Departamento de Outorgas dos Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Jovino Pereira, o presidente da Anatel, João Rezende, o presidente da Aerp, Márcio Villela, o presidente da Sociedade Brasileira de Televisão (SET), Olímpio Franco, o diretor da Regional Sul da SET e diretor de Engenharia da RPC, Ivan Miranda, e o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins.

O desafio que se tornou o atual momento da radiodifusão e da telecomunicação brasileira esteve presente em todas as falas dos representantes. De fato, em meio à transição da TV analógica para a digital e da migração das rádios AM para FM, a unanimidade é de que não há espaço para retrocessos.

Para o reitor da Universidade Positivo, José Pio Loureiro, a crise atual deve servir como recomeço, seja moral, econômico ou político. “A crise não representa apenas o fim de um ciclo, mas um recomeço. Estamos vivendo uma grande ruptura, e quem não entender isso ficará para trás”, acredita.

Segundo ele, o Brasil está imerso em uma crise que tem apenas dois caminhos para saída: revolução da infraestrutura e revolução da postura educacional. “Por isso o setor de telecomunicações é fundamental neste processo; por isso é tão importante sediar eventos como este na nossa Universidade”, afirmou.

O diretor regional da SET Sul e diretor de Engenharia da RPC, Ivan Miranda, disse aos mais de 200 profissionais presentes no auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, que o momento é de integração. “O desligamento da TV analógica tem especial atenção porque precisamos ver as variáveis do processo, e, para isso, precisamos de um trabalho conjunto para que a transição seja transparente para o telespectador e para que este entenda as mudanças”.

O presidente da SET, Olímpio Franco, reforçou a ideia. “Estamos com nove Grupos de Trabalho abertos na SET. Entendemos que só pela unificação, pelo conhecimento e pela discussão estamos neste bom momento, de crescimento e muito”, disse.

Para o presidente da Anatel, João Rezende, a atual intenção da Agência é melhorar a infraestrutura das comunicações no país, tendo em vista a convivência pacífica entre telecomunicações e radiodifusão, com foco na qualidade do serviço prestado ao cidadão brasileiro. “Hoje cuidamos de telecomunicações, mas também cuidamos da radiodifusão. Estamos no meio de um processo positivo e fundamental para o Brasil. A digitalização não afeta só a expansão da banda larga móvel, mas propiciará uma TV Digital com maior qualidades de imagem e uma revolução para a rádio AM”, explicou.

O presidente da Aerp, Márcio Villela, aproveitou o momento único de integração entre as entidades para reforçar a expectativa da radiodifusão quanto aos desdobramentos da migração. “Para que possamos realmente revitalizar o setor, o cenário deve ser assertivo não só no processo de transição da TV, mas também entre os rumos para a migração das rádios. A radiodifusão como um todo anseia e não mede esforços para atender à sociedade e trabalhar por um serviço de excelência”, ressaltou.

Representando o Ministério das Comunicações, o diretor do Departamento de Outorgas dos Serviços de Comunicação Eletrônica, Jovino Pereira, encerrou a abertura oficial do evento afirmando que o Ministério é um aliado dos setores. “Percebemos que é preciso desburocratizar os processos para dar soluções aos setores. Por isso, precisamos do apoio das entidades e da sociedade para sair do limbo em que muitos processos estão e, dessa forma, transformarmos o país em referência quando se falar em digitalização”, concluiu.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, segue, até esta quarta-feira (13), com importantes palestras e destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital.

Confirma a programação completa em:

http://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row margin_top=”20″ margin_bottom=”30″ padding_left=”40″ padding_right=”40″ bg_position=”top” bg_repeat=”no-repeat” bg_cover=”false” bg_attachment=”false” padding_top=”40″ padding_bottom=”40″ parallax_speed=”0.1″][vc_column width=”1/1″][dt_fancy_title title=”Confira as fotos” title_align=”center” title_size=”h4″ title_color=”default” title_bg=”disabled” separator_color=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][dt_small_photos height=”210″ margin_top=”10″ margin_bottom=”10″ number=”12″ orderby=”recent” category=”evento-set-sul”][/vc_column][/vc_row]