Envio de mensagens de texto para os receptores dos ouvintes tem aparecido com frequência em rádios do interior do país
Você conhece o RDS (Radio Data System)? Caso não, provavelmente já chegou a ter algum tipo de contato com ele, principalmente em receptores de rádios instalados em celulares com FM e também nos carros. O sistema RDS permite o envio de mensagens curtas para os rádios dos ouvintes, geralmente é utilizado para publicar o nome da emissora sintonizada em FM. E essa plataforma que está presente no Brasil há pelo menos 20 anos tem crescido no número de emissoras adeptas à ferramenta, atenta ao grande número de receptores comercializados que possuem o RDS como uma opção básica. E o cenário do RDS é ampliado entre rádios do interior do país, após uma maior presença nas FMs sediadas em capitais. Acompanhe:
Desde janeiro o RDS passou a ser uma figurinha carimbada nos receptores de ouvintes residentes no interior de Santa Catarina. Durante esse período o mercado acompanhou a estréia do envio de mensagens de textos em estações como Transamérica FM 99.7 de Balneário Camboriú, Transamérica Hits FM 92.5 de Araranguá / Criciúma, Jovem Pan FM 94.1 de Itajaí / Balneário Camboriú, Mega Hits FM 92.5 de Porto Belo, entre outras. Porém essa situação não é uma exclusividade do interior catarinense, com o RDS bem presente há anos na capital do estado. Esse mesmo cenário de expansão é visto pelos ouvintes em outros estados brasileiros.
Recentemente a Grande Vitória (Espírito Santo) passou a contar com RDS nas duas emissoras da FM Super que atingem a região (94.1 FM e 94.5 FM), além de estações como Tropical FM 103.7 e FM Líder FM 91.1 que ampliaram o número de estações capixabas que disponibilizam esse serviço. O mesmo ocorre em outras regiões do país, com destaque para a presença do RDS no interior de São Paulo e o “vai e vem” do sistema na capital paulista (saiba mais). Nas últimas semanas o sistema foi reativo na Antena 1 FM 94.7, além do retorno do serviço em emissoras como Rádio Bandeirantes FM 90.9, Mix FM 106.3 e SulAmérica Trânsito FM 92.1 em 2014. Há a expectativa de teste do sistema RDS na Jovem Pan AM em 84.7 FM, emissora que testa a migração das AMs no FM estendido (saiba mais).
No Paraná rádios novas que não chegaram a completar 1 ano no ar já nascem com RDS, caso da Milano FM 90.9 de Telêmaco Borba. Ainda em território paranaense o sistema também é destaque nas emissoras da extensa rede liderada pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa, onde todas as estações já nascem com o sistema RDS incluso. Recentemente a Rádio T promoveu mais uma mudança no envio de mensagens de texto aos receptores dos ouvintes, incluindo os nomes das músicas executadas pela FM em todas as estações de sua marca (são 16 FMs espalhadas pelo Paraná). Em Curitiba foi a vez da Massa FM 97.7 estrear o seu sistema RDS, no ar desde março passado.
O RDS está presente em receptores FMs de diferentes modelos, com destaque para celulares que dispõe da sintonia radiofônica e modelos de rádios automotivos das montadoras FIAT, Volkswagen, Chevrolet, Ford, entre outras. Há também modelos da Sony e Positron com o RDS embutido em seus FMs. Já para as emissoras de rádio o sistema também é oferecido pela indústria nacional, à exemplo do investimento recente informado pela Biquad Tecnologia.
Fonte: Portal Tudo Rádio