Por Marinna Protasiewytch
No dia 18 de setembro de 1950, os brasileiros viram pela primeira vez uma transmissão de um canal de televisão funcionar no país. Com a inauguração da TV Tupi em São Paulo, o que já era uma realidade em países como os Estados Unidos se tornou uma revolução tecnológica, de comunicação e também informação.
Nesta semana, comemoramos 70 anos deste feito histórico, marcado ano a ano pelo dia Nacional da Televisão Brasileira. Segundo Luiz Artur Ferraretto, doutor em comunicação e informação e professor de história do rádio e da TV na UFRGS, mais do que um veículo de comunicação, a televisão faz parte da cultura e desenvolvimento do Brasil . “A televisão é uma janela do brasileiro em relação ao mundo. O Brasil é um país pobre com uma série de dificuldades, mas por meio da televisão as pessoas têm lazer, notícias, informações, o mundo chega através da TV” ressalta Luiz Artur.
Para se entender a dimensão deste veículo de comunicação na vida dos brasileiros, o professor destaca alguns fatos marcantes. “Os que eu julgo mais curiosos têm relação com o impacto. Por exemplo, no dia em que o Brasil parou para acompanhar o que estava acontecendo no edifício Joelma, que estava em chamas, ou quando todos se reuniram para assistir uma conquista da Copa do Mundo” exemplifica Ferraretto.
Nos dias de hoje, a televisão tem se tornado cada vez mais importante para o consumo de informação e lazer. Por isso, algumas revoluções tecnológicas têm sido notadas. José Marcelo do Amaral, presidente do SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) conta que a última grande transformação foi a migração do sinal analógico para o digital. “Nos últimos anos a TV se viu provocada a continuar repensando o que de fato poderia ser uma novidade para a televisão aberta. Então, a TV 2.5 trouxe melhor experiência de conectividade, conteúdo, qualidade do vídeo HD e do áudio” pontua Amaral.
Sobre o futuro, os especialistas prevêem a evolução da interação do público com as emissoras e os conteúdos de forma cada vez mais ampla. “A TV 2.5 foi uma espécie de evolução do sistema digital, e a 3.0 vai ser a disrupção da de fato e teremos um novo sistema com impactos na recepção de sinal pelos televisores e no sistema de execução. Esperamos uma evolução bem maior do que nós temos hoje”, projeta José Marcelo do Amaral, presidente do SBTVD.
Abert lança site e campanha especial para os 70 anos da TV
Ainda no clima de comemorações, a Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) lançou nesta quarta-feira (16), um site exclusivo para a memória da TV brasileira. Nele é possível acompanhar a linha do tempo da televisão no país, matérias especiais, galerias de fotos e vídeos e curiosidades.
A partir do dia 18 de setembro, também será lançada na TV a primeira peça da campanha “Aberta Pra Você”. Serão três vídeos que têm como base a emoção presente nos programas de entretenimento. Em 30 segundos, o público verá uma amostra de momentos de destaque da história. O vídeo ficará disponível para todos os canais exibirem gratuitamente.
E dando continuidade a proposta de promover a memória da TV brasileira, será lançado o primeiro volume do e-book “TV Tupi: Do Tamanho do Brasil”, dos jornalistas Elmo Francfort e Maurício Viel, que contará não apenas o início da história da pioneira TV Tupi, como de toda criação e implantação da televisão no mundo. O livro passa também pela força do rádio no Brasil e os bastidores da Cidade do Rádio.