Desde a última quarta-feira (29), aproximadamente 22 milhões de paulistas, cerca de 7 milhões de domicílios, passaram a receber somente o sinal digital de TV. O desligamento do sinal analógico em São Paulo e mais 38 cidades da região metropolitana liberou a faixa estendida de FM para a migração das AMs de algumas localidades.
A medida é um importante passo para a migração das rádios AMs da Grande São Paulo e de cidades próximas da capital paulista. O desligamento do sistema analógico da TV libera a chamada faixa estendida do FM, que compreende a faixa de frequência entre 76 MHz e 88 MHz. Apesar do avanço neste cenário, há uma questão prática que preocupa. O uso da faixa estendida ainda não foi regulamentado. Isto impede qualquer movimento imediato no sentido de seguir com o processo de migração das rádios envolvidas.
É necessário que a Anatel acelere o andamento do processo de regulamentação para que a indústria e os radiodifusores possam iniciar os trabalhos. Se a utilização da faixa estendida tivesse sido regulamentada, muitas emissoras em São Paulo e Brasília poderiam estar migrando para a nova faixa, e as outras localidades que passarão pelo desligamento do sinal analógico já poderiam estar se preparando para a migração.
TV Digital
Rio Verde (GO), Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal já operam exclusivamente o sinal digital de TV. O próximo passo para o sinal totalmente digital da TV é preparar a população de Goiânia e 28 cidades do entorno, onde o desligamento está marcado para o dia 31 de maio.
No mês de julho está previsto o desligamento em Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife e outras dezenas de cidades destes estados. São mais de 17,3 milhões de pessoas beneficiadas. Para as famílias de baixa renda, pertencentes aos programas sociais do Governo Federal, serão destinados mais de 2 milhões de kits com conversores digitais.