Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

20.02 – Contas Públicas – Conselheiro do TCE-PR tomará posse na presidência do IRB em 6 de março

Por Toni Casagrande. Publicado em 20/02/2018 às 13:14. Atualizado em 18/07/2018 às 17:22.

Ivan Lelis Bonilha, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tomará posse como presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) no dia 6 de março, durante solenidade na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília. Ele comandará a instituição de ensino e pesquisa do sistema brasileiro de controle externo do gasto público no biênio 2018-2019. A cerimônia de posse da diretoria do IRB será realizada às 14 horas do dia 6, no Auditório Pereira Lira, na sede do TCU.

Bonilha foi eleito por unanimidade, durante o 29º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em novembro passado, em Goiânia. Ele substituirá o conselheiro Sebastião Helvecio (TCE-MG), que presidiu a entidade no biênio 2016-2017 e será vice-presidente de Relações Institucionais na próxima gestão. Conhecido como a “casa do conhecimento” do sistema, o IRB congrega os 33 TCs brasileiros – da União, dos Estados, do Distrito Federal e de Municípios.

O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas, responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Seu principal foco é aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas brasileiros. Também cabe ao instituto apurar a organização, os métodos e procedimentos de controles externo e interno, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos TCs.

Depois de 17 anos, um paranaense voltará a comandar o IRB. Em 2000, a entidade foi presidida pelo conselheiro João Féder, já falecido, que foi um dos fundadores do IRB.