Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Calor com chuva e alerta para risco de novo surto da dengue no Paraná

Por Redação. Publicado em 11/01/2019 às 16:00.

Calor com chuva e alerta para risco de novo surto da dengue no Paraná. Confira no Giro de Notícias com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O aumento no número de casos de suspeita de dengue colocou em alerta. Com 11 mil habitantes, Uraí registrou 33 casos confirmados da doença desde agosto do ano passado. No Paraná, o total é de 129 casos em apenas 33 municípios. A circulação do vírus no Paraná é mais intensa no Norte, no Noroeste e na região Oeste, com o agravante que, das 19 estações meteorológicas espalhadas pelo Estado, 17 registram alto risco climático para proliferação da doença. Outro agravante é a crescente circulação do vírus da dengue tipo 2. Até o ano passado, a grande maioria dos casos registrados no Paraná, cerca de 90%, era do tipo 1. E é importante lembrar que pessoas que já são imunes ao tipo 1 ainda podem ser infectadas pela dengue do tipo 2.  Toda a população está susceptível a contrair a dengue, contudo existem pessoas que são mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença. Este grupo de risco é composto, principalmente, por idosos, gestantes, lactentes menores (29 dias a 6 meses de vida), dependentes químicos e pessoas com algum tipo de doença crônica pré-existente.

131 denúncias foram feitas à Justiça do Paraná por feminicídio ou tentativa de homicídio contra mulheres. Os dados são do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e estão relacionados ao ano de 2018. O número de inquéritos abertos para investigar esse tipo de crime chegou a 168.

Tem muito calouro comemorando o resultado final do vestibular 2018/2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A lista de aprovados já está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR. E em Curitiba, a divulgação foi marcada pelo tradicional Banho de Lama, organizado para receber os calouros de 2019.