Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Câmara Municipal de Maringá aprova projeto de lei para compra de vagas em creches particulares

Por Jornalismo. Publicado em 12/09/2018 às 16:36.

Oito pinguins foram encontrados mortos por um grupo de turistas na Praia de Leste no litoral do Estado. Em menos de dois meses, é a segunda aparição de pinguins mortos no litoral. Em agosto eles apareceram na Ilha do Mel. De acordo com o Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal PR, é muito comum pinguins aparecerem debilitados ou mortos  nas praias. Eles saem das suas colônias de reprodução no sul da Argentina e vão acompanhando as correntes marinhas de águas mais frias de sul pra norte em busca de alimento e temperaturas mais amenas. Nesse trajeto acabam ficando muito cansados e encalham vivos ou mortos na praia.

A Câmara Municipal de Maringá aprovou um projeto de lei de compra de vagas em creches que são instituições de ensino privadas. A preferência das vagas em escolas privadas é para aqueles que moram a distância máxima de um quilometro da instituição de ensino. Alguns vereadores votaram contra o projeto, por acreditarem que, dessa forma, a fila de espera vai aumentar, já que muitos vão optar pela creche particular, porque a prefeitura passa a ser obrigada. As discussões sobre a compra de vagas se estendem há mais de um ano, com amplo debate entre o Executivo, o Legislativo e profissionais da educação por meio do sindicato da categoria.

A Justiça bloqueou R$ 50 milhões do ex-chefe de gabinete do governo do Paraná, Deonilson Roldo,que era braço direito do ex-governador Beto Richa (PSDB). O bloqueio de bens também atinge o empresário Jorge Atherino, apontado como ponte entre propinas da Odebrecht para Beto Richa, a mulher dele e outras empresas. O bloqueio atende ao pedido da Polícia Federal e do Ministério Público Federal por sequestro de ativos dos investigados. O juiz Sérgio Moro confiscou R$ 10 milhões de cada um dos cinco alvos da Operação Piloto da Lava Jato. Já a Operação Rádiopatrulha, que investiga supostos desvios de recursos públicos do Programa Patrulha do Campo, foi também responsável pela prisão de Beto Richa. Roldo foi preso como alvo das duas operações, a Rádiopatrulha e a Piloto.