Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Concessionárias conseguem liberação para reajuste dos pedágios

Por Redação. Publicado em 11/12/2018 às 09:00.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

A Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar) aprovou hoje aumento de 6,66% a 17,6% para as tarifas do pedágio operadas por cinco das seis concessionárias que atuam no Estado. O porcentual é superior aos 4,99% de inflação registrada pelo  Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA). Apenas a Econorte, que opera pedágios na região do Norte Pioneiro, ficou fora do reajuste, por decisão da Justiça Federal.  O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR)  apedido do governadora Cida Borghetti (PP) recorreu à Justiça Federal para tentar barrar o aumento, apontando que as concessionárias são alvo de investigação do Ministério Público Federal na operação Integração, que apura suspeitas de um esquema de pagamento de propina a agentes públicos em troca de aditivos contratuais e elevação de tarifas. A Justiça, porém, recusou o pedido.

A praça de pedágio em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, foi desativada na manhã desta segunda-feira (10) após a Concessionária Econorte ser notificada pela Justiça Federal. As cancelas foram liberadas por volta das 10h. A empresa ainda baixou os valores das tarifas nas praças de Jataizinho e Sertaneja.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, prendeu nesta segunda-feira 12 pessoas temporariamente e cumpriu 44 mandados de busca e apreensão em clínicas, hospitais e em gabinetes de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. A investigação atinge agentes públicos e médicos, em uma possível organização criminosa que cobrava indevidamente de pacientes para furar a fila do Sistema Único de Saúde. Diante das indicações dos casos, os pacientes passavam por consultas particulares, pagavam valores que variavam de 2 mil a 8 mil reais cobrados para serem operados pelo SUS.