Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Federação Paranaense de Futebol anuncia tabela de jogos para o campeonato estadual de 2019

Por Jornalismo. Publicado em 20/11/2018 às 12:00.

A Federação Paranaense de Futebol divulgou, nesta segunda-feira, a tabela de jogos do Campeonato Paranaense de 2019. A edição 105 começa no dia 20 de janeiro, e a final está prevista para os dias 14 e 21 de abril. O torneio conta com dois grupos. No grupo A estão Atlético-PR, Foz, Maringá, Londrina, Toledo e Operário. No Grupo B: Coritiba, Paraná, Cianorte, Cascavel Futebol, Rio Branco e Cascavel Recreativo. No primeiro turno, os jogos acontecem de forma cruzada entre os grupos A e B. No segundo, os times da mesma chave jogam entre si. Caso o mesmo time seja campeão das duas taças, ele será o campeão estadual, no dia 3 de abril. O clássico Atletiba, que decidiu o último campeonato, será na quarta rodada, no dia 30 de janeiro na Arena da Baixada.

O Operário se reapresentou nesta segunda-feira, para o início da pré-temporada 2019, com grande parte do elenco que participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro. A única baixa é o volante Erick, contratado pelo Atlético Paranaense. O maior destaque é a lista de dispensas do time. Entre elas, estão o goleiro Reynaldo, o zagueiro Tiago Alencar, os laterais Romano e Raphael Soares, o meia Anderson Paraiba e o atacante Vinicius. Apesar da expectativa, a diretoria do Fantasma não apresentou e nem anunciou contratações.

O Paraná Clube arrecadou quase 1 milhão de reais na partida contra o Palmeiras, no Estádio do Café, em Londrina. O valor acumulado nessa partida é maior do que o Tricolor arrecadou em todas as 17 partidas disputadas na Vila Capanema durante a Série A. Ao todo, contra o Palmeiras, o Paraná obteve 500 mil reais pela venda do mando para um grupo de empresários, e mais 478 mil referentes aos 30% da renda líquida do jogo, que teve um público de 25.076 pagantes. Além dos valores recebidos, o Tricolor não teve gastos com viagem, hospedagem e taxas. Somando a renda líquida de todos os jogos que teve como mandante no Brasileirão, o Tricolor conseguiu pouco mais de 800 mil reais. Das 17 partidas em casa, sete delas deram prejuízo para o clube.

O Coritiba anunciou a contratação de Rodrigo Pastana como o novo diretor de futebol para a próxima temporada. Ele assume o lugar deixado por Paulo Pelaipe, que estava na função desde agosto. Pastana chamou a atenção pelo trabalho realizado no Paraná e, em 2017, foi o principal responsável pela montagem do grupo que conquistou o acesso à Série A. Apesar disso, na temporada atual, foi alvo de intensas críticas a respeito dos reforços. O Tricolor contratou 35 jogadores e acabou rebaixado e Pastana, demitido. Outras passagens de sua carreira incluem iniciou a carreira Grêmio Barueri, Cascavel, Goiás, São José-RS, Criciúma, Figueirense, Bahia, ABC, Ceará e Guarani.

Depois de empatar em 0 a 0 com o Apucarana Sports, neste domingo, dia 18,  o Nacional Atlético Clube, de Rolândia, conquistou o título do Campeonato Paranaense de Futebol da Terceira Divisão de 2018. No primeiro jogo da final, realizado no sábado passado, o Nacional havia ganhado por 1 a 0 do Apucarana, com gol de Carlos Eduardo, no Estádio Olímpio Barreto, em Apucarana. Tanto Nacional como Apucarana disputarão a Segunda Paranaense em 2019.