Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná é responsável por 26,6% dos empregos criados no Brasil em janeiro

Por Jornalismo. Publicado em 06/03/2019 às 09:00.

Paraná é responsável por 26,6% dos empregos criados no Brasil em janeiro. Giro de Notícias com Deividi Lira.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

O Paraná abriu 9.145 novas vagas no mercado formal de trabalho em janeiro deste ano. O saldo equivale a 26,6% do total de 34.313 postos de trabalho criados em todo o Brasil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo paranaense é resultado de 104.415 contratações e 95.270 desligamentos registrados no primeiro mês de 2019. Em números absolutos de geração de empregos, o Paraná foi o quinto no ranking nacional, atrás de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Curitiba foi a terceira cidade do País em número de empregos criados em janeiro, atrás somente de Vacaria (RS) e Dourados (MS). Além da capital, as cidades do Estado que mais geraram vagas formais em janeiro foram: Maringá, Cascavel, Londrina e Rio Negro.

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná com o objetivo de proibir o funcionamento de cursos de nível técnico e superior na área da saúde, que desrespeitem o limite máximo de 20% das aulas na modalidade de educação a distância. O impacto da formação de profissionais através da modalidade a distância vem sendo amplamente discutido pelas entidades representativas do segmento. Segundo o parlamentar, o ensino a distância, regularizado por uma Lei Federal de 1996, visava facilitar o acesso da população aos cursos técnicos e de graduação, mas ao facilitar que os cursos de nível superior seja 100% na modalidade a distância prejudica a formação de profissionais da saúde, porque eles vão lidar diretamente com os pacientes. Ainda de acordo com o deputado, no Paraná, foram identificadas mais de um milhão de vagas nos 14 cursos da área da Saúde.

A Gol Linhas Aéreas vai cancelar temporariamente os voos diretos de Maringá a Curitiba, a partir de abril. Todas as ofertas de voos – tanto na ida quanto na volta – farão conexão em aeroportos de São Paulo. Em nota, a empresa disse que modificou a rota para melhor atender a demanda de seus Clientes e os movimentos do mercado e que ação visa otimizar a operação da companhia. Com a decisão da empresa, a partir de abril somente a Azul Linhas Aéreas vai disponibilizar voos diretos para a capital e vice-versa.