Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pesquisador da NASA ministra palestra em Foz do Iguaçu

Por Redação. Publicado em 14/06/2019 às 09:37.

Pesquisador da NASA ministra palestra em Foz do Iguaçu. O hidrologista abordou a utilização de imagens de satélite para gestão das águas subterrâneas. 

Produção e texto: Poliana Corrêa

Uma série de atividades teóricas e práticas, coordenadas pelo pesquisador da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), John t. Reager, encerraram o Workshop Internacional “Avaliação dos impactos na quantidade e qualidade da água subterrânea e sua mitigação”, realizado na última semana, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O objetivo foi compartilhar tecnologias e metodologias que podem ser utilizadas na gestão sustentável dos recursos hídricos, especialmente o uso de imagens dos satélites GRACE-FO no processo de compreensão da dinâmica das águas subterrâneas.

O cientista, que estuda o ciclo da água com foco em eventos hidrológicos extremos – como o aumento do nível do mar e recursos hídricos em geral, explicou a utilização dos satélites da NASA para entender as mudanças que o planeta vem sofrendo ao longo dos anos, sejam por questões naturais ou causadas por impactos das ações humanas e como os profissionais podem usar essa tecnologia em prol da conservação das águas:

Eu trouxe um software para entender coisas sobre a Terra e a ideia é ensinar os gerentes de água e de meio ambiente a usar essas informações na tomada de decisões e gerenciamento”.

O analista ambiental do PTI, Jefferson Silva, destacou que as ferramentas de modelagem e estimativa das águas superficiais já foram utilizadas por projetos desenvolvidos pelo CIH. Porém, a questão das águas subterrâneas é uma novidade.

A utilização da ferramenta Grace é uma alternativa para tentar estimar como estão se comportando as águas subterrâneas. Então é importante também saber como estão se comportando as águas subterrâneas – se estão sobre algum tipo de estresse hídrico, se há alguns momentos em que tem menos ou mais variação nessa quantidade de água disponível. Então isso é importante até para tomar medidas futuras quanto à disponibilidade de água”.

Uma das iniciativas que será beneficiada com as tecnologias apresentadas é o Projeto Hidrosfera, desenvolvido em parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e tem como objetivo caracterizar o Sistema Aquífero Serra Geral buscando melhorar a compreensão da interação entre os recursos hídricos subterrâneos e superficiais na bacia do Rio Paraná (BP3).