Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rebelião na Penitenciária Estadual de Maringá continua

Por Redação. Publicado em 05/10/2018 às 15:58.

No domingo (7) é dia da eleição. E como, de costume, uma grande quantidade de santinhos com os números dos candidatos deve ser jogada nas ruas, próximo aos locais de votação. Prática que virou costume, mas que é proibida.  Em eleições anteriores, os santinhos viraram toneladas de lixo espalhados pela cidade. Em 2014, por exemplo, foram seis toneladas de lixo, já em 2016 foram quatro toneladas.  Agora, em 2018 a expectativa é de que este lixo seja consideravelmente reduzido.  Isso por conta da minirreforma eleitoral que proibiu o uso de alguns materiais que podem contribuir com mais sujeira, como cavaletes e faixas. Além de o Tribunal Superior Eleitoral, multar de dois a oito mil reais a sujeira em cada ato de propaganda.

 

O Departamento Penitenciário do Paraná informa que a rebelião na Penitenciária Estadual de Maringá continua. O motim teve início na quinta-feira, e nesta sexta as negociações foram retomadas. Até o momento, são mantidos reféns um agente penitenciário e dois presos.  Não há relatos sobre feridos e não foram divulgadas informações sobre as reivindicações dos presos. Equipes do Serviço de Operações Especiais e do Batalhão de Choque da Polícia Militar acompanham a situação. A penitenciária em Maringá tem capacidade para 360 presos, mas abriga 455 detentos.

 

Pelo menos quinze caixas eletrônicos foram explodidos em três agências bancárias de Piên, na região metropolitana de Curitiba. Os assaltantes explodiram três dos quatro bancos do município. Todos foram muito danificados. Eles também atiraram contra a sede da Polícia Militar. Apesar dos disparos, ninguém ficou ferido. Muitos moradores relataram o forte barulho de tiros e explosões durante o ataque dos assaltantes. Até agora, ninguém foi preso. Os policiais fazem buscas na região para identificar e prender os envolvidos neste tipo de crime.