Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

STJ determina salvo conduto para Beto Richa

Por Redação. Publicado em 01/02/2019 às 10:21.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, deferiu liminar em recurso em habeas corpus e determinou a libertação imediata do ex-governador do Paraná Beto Richa, toma posse nova cúpula do Tribunal de Justiça do Paraná. Giro de Notícias com Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, deferiu liminar em recurso em habeas corpus e determinou a libertação imediata do ex-governador do Paraná Beto Richa, preso desde 25 de janeiro e transferido na manhã desta quinta (31) para o Complexo Médico de Pinhais.  Na mesma decisão, o ministro expediu uma ordem de salvo-conduto em favor de Beto Richa e do seu irmão José Richa Filho para que eles não sejam presos cautelarmente no âmbito da Operação Integração II, exceto se demonstrada, concretamente, a presença de algum dos fundamentos admitidos pela legislação processual para a decretação de tal medida. A Operação Piloto investiga a suposta participação de Beto e José Richa em um esquema de recebimento de propina do Grupo Odebrecht, e a Operação Integração II apura suposta participação, entre 2011 e 2014, em um esquema criminoso que teria beneficiado empresas concessionárias de rodovias no Paraná. Beto Richa foi preso na última sexta-feira (25), no âmbito da Operação Integração – braço da Operação Lava Jato. O ex-governador é suspeito de ter recebido pelo menos R$ 2,7 milhões em propina em um esquema de corrupção envolvendo as concessionárias de rodovias federais no Paraná. Ele foi detido sob suspeita de estar obstruindo as investigações e tentando influenciar o depoimento de testemunhas.

O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira toma posse nesta sexta-feira (1/2) como presidente do Tribunal de Justiça do Paraná prometendo investir em inteligência artificial para agilizar o julgamento de processos. Xisto Pereira também planeja resolver a defasagem de pessoal no chamado 1º grau de jurisdição. Além dele, tomam posse hoje o 1º vice-presidente, Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o 2º vice-presidente, José Laurindo de Souza Netto; o corregedor-geral, José Augusto Gomes Aniceto; e o corregedor da Justiça, Luiz Cezar Nicolau.