Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Termina na próxima sexta-feira (30) rematrículas na rede estadual de ensino

Por Jornalismo. Publicado em 28/11/2018 às 16:00.

O prazo para rematrículas na rede estadual de ensino termina na próxima sexta-feira (30). Devem ir até a escola assinar a rematrícula os pais ou responsáveis por estudantes já matriculados e que vão ingressar no 7º, 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. O Governo do Estado estima que 680 mil estudantes sejam rematriculados para o ano letivo de 2019. São cerca de 420 mil que permanecem no ensino fundamental e 260 mil no ensino médio da rede estadual. Os pais ou responsáveis devem apresentar original e cópia de fatura recente de energia elétrica; RG do aluno maior de 16 anos; e, no caso de menores de 18 anos, a Declaração de Vacinação.

Um projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná propõe que o estado reserve vagas de trabalho para mulheres vítimas da violência doméstica. A proposta é que até 5% das vagas de trabalho nas empresas prestadoras de serviços ao Poder Público sejam para destinadas às mulheres que tem medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. A proposta  é do deputado Luiz Carlos Martins, segundo ele, a ideia é auxiliar na inserção destas mulheres no mercado de trabalho. O projeto foi aprovado em segunda discussão e ainda precisa passar por outras votações para então ser encaminhado ao governo.

 

 

O delegado Luciano Flores foi escolhido para comandar a Polícia Federal no Paraná. Ele é a primeira escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, escolhido por Sergio Moro. Luciano Flores vai comandar o trabalho dos policiais envolvidos na Operação Lava Jato e em operações de fronteira e tráfico de drogas. O delegado é mais um ex-integrante da Lava Jato que vai ganhar espaço no novo desenho da Polícia Federal, a partir da gestão de Valeixo na direção-geral e de Sérgio Moro, no Ministério da Justiça.