Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

TSE confirma que 2 milhões de mesários vão trabalhar nas eleições

Por Redação. Publicado em 21/09/2018 às 09:11.

O  juiz federal Paulo Sergio Ribeiro, da 23.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, assumiu a condução das ações penais da Operação Piloto, a 53ª fase da Lava Jato, que investiga o pagamento de propina ao grupo político do ex-governador Beto Richa (PSDB) e outras que envolvam o tucano.Ajunto com a remessa dos autos, o juiz federal Sérgio Moro, recomendou que as prisões preventivas do ex-chefe de Gabinete de Richa, Deonilson Roldo, e do empresário Jorge Atherino, apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como operador de Richa, sejam mantidas. Também ontem, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) negou a concessão de habeas corpus para libertar Atherino.

As eleições deste ano devem mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições, além disso a cada dia trabalhado o mesário têm direito a duas folgas no seu trabalho.

O Governo do Paraná encaminhou ao legislativo estadual, um projeto de lei estabelecendo condições gerais para que os contribuintes possam renegociar dívidas tributárias com o Estado. A estimativa é de que 6 mil empresas possam aderir ao financiamento de débitos.  Pelo projeto dívidas tributárias de ICM e ICMS, ocorridas até 30 de julho de 2017, inscritos ou não em dívida ativa (ainda que ajuizados), poderão ser pagos, em dinheiro, em parcela única, com a redução de 80% do valor da multa e de 30% do valor dos juros.Em caso de parcelamento da dívida em até 30 parcelas mensais,com uma redução de 60% do valor da multa e 25% do valor dos juros.