Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vão ao ar os últimos programas eleitorais no rádio e na TV

Por Jornalismo. Publicado em 26/10/2018 às 16:50.

Nesta sexta-feira, a dois dias do segundo turno das eleições, vão ser exibidos  os últimos programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Também é o último dia para a divulgação de campanha na imprensa. Pelo calendário eleitoral, no sábado, véspera da votação, é o último dia para propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, entre às 8 da manhã e às 10 da noite. O prazo é o mesmo para a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou para uso de carro de som com músicas e mensagens de candidatos. No domingo, dia da eleição, podem ser divulgadas as pesquisas de intenção de voto realizadas no sábado. As pesquisas de boca de urna, que são feitas no dia da eleição, só podem ser conhecidas após encerrada a votação. No caso de presidente, em razão das diferenças de fuso horário, a divulgação só poderá ser feita quando acabar a votação em todo o território nacional.

No domingo,  dia do segundo turno das eleições de 2018, 10 mil policiais militares vão atuar em todo o Paraná. A operação começa com a intensificação de policiais nas proximidades dos locais de votação e locais estratégicos dos municípios. O policiamento busca garantir o direito ao voto e preservar a ordem e os direitos constitucionais nos 4.790 locais de votação e das 26.119 seções eleitorais do Estado.

Policiais e fiscais de tribunais eleitorais desencadearam uma série de ações em universidades públicas de todo o país. Essas ações despertaram reação da comunidade acadêmica e de entidades da sociedade civil. Como o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, que publicou um texto de alerta sobre a censura que algumas universidades brasileiras vêm sofrendo. Com ações de policiais federais e militares em universidades públicas de todo o país, para interrogar estudantes e professores, apreender materiais e ordenar a retirada de comunicados do ar. As medidas estão, na maior parte, relacionadas à fiscalização de suposta propaganda eleitoral. Uma das primeiras ações nesse sentido aconteceu em Curitiba há cerca de duas semanas. O Tribunal Regional Eleitoral proibiu o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná de realizar uma reunião aberta para discutir os casos de violência relacionada às eleições.

Começa na próxima segunda-feira (29) os processos de aditamento dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES. Aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo FIES no primeiro semestre de 2018 e devem realizar o aditamento. Os procedimentos devem ser realizados por meio do site sisfiesportal.mec.gov.br, no período de 29 de outubro até 30 de novembro de 2018.