Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Vídeo com homens mostrando abate de onça vai ser investigado

Por Redação. Publicado em 23/01/2019 às 09:00.

Abate de onça parda no interior do Paraná vai ser investigado, Estado vai fazer pente fino nos salários dos servidores. Confira com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Um vídeo divulgado na internet vem chamando atenção. Nas imagens, dois homens exibem a cabeça de uma onça, dentro de uma sacola. O vídeo teria sido gravado em uma fazenda, em Diamante do Sul, oeste do estado. Um dos homens comenta que possivelmente quebrou a espinha do animal que teria tentado atacá-lo. Ao longo do vídeo, os homens mostram a cabeça do animal. Após a repercussão do vídeo, uma equipe do batalhão de Santa Tereza do Oeste foi enviada ao município para verificar as condições da morte do animal. A onça-parda, em risco de extinção, mas é necessário entender as condições em que ela foi abatida e se o homem corria risco de morte ao encontrar com a onça.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou a contratação de uma auditoria externa, por meio de pregão eletrônico, para avaliar as folhas de pagamento dos servidores ativos do Poder Executivo e inativos da Paraná previdência, de todos os Poderes. O anúncio foi feito nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, antes da reunião de trabalho com o secretariado. Com a medida a estimativa é que de que equívocos na folha de pagamento possam gerar economia aos cofres públicos. A medida atinge os 175 mil servidores ativos e 122 mil inativos. A folha de pagamento mensal do Poder Executivo é de 1 bilhão e 200 milhões de reais para ativos e 700 milhões de reais para aposentados e pensionistas. Ratinho Junior espera com a medida identificar equívocos e economizar com gastos desnecessários. A expectativa do governo é de que os trabalhos comecem nos próximos 60 dias e que alguns relatórios sejam entregues ainda no primeiro semestre deste ano, principalmente o de comparação entre a base cadastral da folha da Paraná previdência e o cadastro de óbitos, a análise da frequência dos servidores nas secretarias e o pagamento de horas extras.

Senadores e deputados federais que vão mudar para Brasília em fevereiro vão gastar R$ 20 milhões com ajuda de custo chamada de “auxílio-mudança”, o valor será pago até mesmo a deputados e senadores que têm casa em Brasília e não pretendem se mudar. Cada um tem direito a receber R$ 33,7 mil, o que equivalente a um salário. Alguns, parlamentares já anunciaram que vão rejeitar o recurso é o caso do senador paranaense Flávio Arns, da Rede, em nota publicada em redes sociais, Arns afirma que os parlamentares devem realizar máximos esforços para a racionalização dos gastos públicos, especialmente com cortes de despesas desnecessárias. Segundo ele a Diretoria-Geral do Senado já foi informada que ele abre mão do subsídio adicional. Outro senador paranaense eleito em outubro, Oriovisto Guimarães, do Podemos também não vai receber o subsídio, pelo menos foi esta a declaração dada por ele durante a diplomação dos eleitos em dezembro.