Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

06.04 – Contas Públicas – TCE-PR e Fiep fazem convênio para estimular o controle social do gasto público

Por Toni Casagrande. Publicado em 06/04/2018 às 13:23. Atualizado em 18/07/2018 às 17:14.

Tribunal de Contas e Federação da Indústrias do Estado do Paraná assinaram, nesta quarta-feira (4 de abril), acordo de cooperação visando à promoção de ações educacionais, realização de cursos, treinamentos, programas, projetos e atividades complementares, com o objetivo de proporcionar aos estudantes daquela instituição o conhecimento sobre o controle social. O foco é a importância da participação do cidadão no acompanhamento da gestão dos recursos e da execução de políticas públicas.

O acordo, assinado entre os presidentes do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, e da Fiep, Edson Campagnolo, está estruturado em dois projetos pedagógicos, distribuídos entre as entidades que compõem o Sistema Fiep. A primeira iniciativa, denominada Programa Jovem no Controle, será desenvolvido com os alunos dos Colégios Sesi. A segunda, ocorrerá no âmbito dos cursos técnicos oferecidos pelo Senai.

 

Escola de Gestão Pública

“Os projetos serão desenvolvidos pela Escola de Gestão Pública (EGP), proporcionando capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de pessoas e instituições, incentivando o controle social, dentro do projeto do Tribunal que visa a incrementar esta forma de controle pelo cidadão”, afirmou o presidente do TCE-PR. A diretora da EGP, Mady Cristine Lemos Marchini, participou da assinatura do convênio, com prazo de execução de um ano.

O acordo possibilitará “traduzir” como funcionam as atividades de controle para estudantes do ensino médio, por meio de capacitações com linguagem acessível e ações que contribuam para a formação de cidadãos engajados no controle social. Outro objetivo é o desenvolvimento de jogos educativos que envolvam o controle social.