Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo estadual propõe aumento de quase 50% para professores

Por Jornalismo. Publicado em 06/12/2021 às 17:20.

Governo do Paraná quer aumentar salário dos professores em cerca de 50%. Categoria é a maior dos servidores do estado, impacto no orçamento ultrapassa 674 milhões de reais.

por Amanda Yargas

Nesta segunda-feira o Governo do Paraná anunciou os planos para reajuste salarial dos professores da rede pública em 2022. Com recursos do Fundeb o salário-base deve passar a 5mil545 reais, 48,7% a mais que os atuais 3mil 730 reais. A decisão se estende a 22 mil e 400 profissionais em começo de carreira, incluindo temporários. O governador Ratinho Junior disse que a intenção é melhorar a educação estadual, que passou do 7º ao 3º lugar no ranking nacional, segundo o último levantamento do Ideb. 

SONORA

O incremento no salário vale para todos os 66mil professores da rede pública, mas com valores diferenciados em cada fase da carreira, como explica o secretário da Educação, Renato Feder. 

SONORA

A proposta encaminhada à Assembleia Legislativa inclui ainda uma gratificação de 800 reais e a manutenção do vale-transporte, no valor de R$ 842. O investimento é de R$ 674,4 milhões. O secretário também indicou que será aberto o PDE, o que não acontecia desde 2016. 

SONORA

A pedido do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o vale-transporte deixa de ser pago durante o período de férias dos professores e também não vai ter mais reflexo sobre o 13º salário. Já como forma de unificação dos regimentos trabalhistas, o adicional noturno vai passar a ser contabilizado a partir das 10 horas da noite.