Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

História de João e Maria ganha versão de ópera em stopmotion

Por Jornalismo. Publicado em 22/03/2022 às 17:10.

Filme reconta a história de João e Maria com ópera e fotografias em movimento.

por Amanda Yargas

A história de João e Maria que é contada há centenas de anos para as crianças do mundo inteiro ganhou uma versão em stop motion. A técnica consiste na encenação com bonecos que é capturada por câmera fotográfica, movimento a movimento.  O filme teve como base a ópera da cantora lírica e educadora musical Dra. Lúcia Vasconcelos Jatahy. Antes da animação começar, duas bruxinhas que gostam muito de cantar fazem uma introdução ao mundo da ópera. As cenas explicam e preparam a plateia para este universo musical. Na história adaptada, João e Maria são crianças do sertão brasileiro, onde a família também é atingida pela fome como na história original dos irmãos Grimm que se passa na Alemanha. De acordo com a produtora Salete Cercal, adaptar os clássicos traz novas interpretações sobre a história e a atualidade. 

SONORA

O processo de animação durou quatro meses, com a equipe trabalhando diariamente por até 16 horas. Ao todo, o filme consumiu oito meses de produção, e é composto por mais de 75 mil fotografias, que juntas dão vida e movimento aos personagens. O fotógrafo Edemar Miqueta conta qual o maior desafio deste processo.

SONORA

A ópera João e Maria em stop motion pode ser assistida até o dia 30 pelo canal da produtora Ditirambo no Youtube. O projeto foi aprovado no programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) do Governo do Estado do Paraná.