Litoral cria primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Paraná. A união de forças ajuda a promover a melhoria da qualidade do serviço público.
por Amanda Yargas
As secretarias de educação dos 7 municípios do litoral se uniram em um Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). Este é o primeiro regime de colaboração deste formato do estado. A iniciativa tem o objetivo de criar estratégias que ajudem a melhorar os indicadores da educação básica da região, com foco no trabalho cooperativo e na troca de experiências, como conta Cristiane da Fonseca, coordenadora de Implantação de Projetos Sociais do Instituto Positivo, instituição que dá apoio técnico à iniciativa.
SONORA
Segundo a coordenadora, a união de forças permite aos municípios aumentar a qualidade do serviço público prestado.
SONORA
Atualmente há pelo menos 15 ADEs no país, organizadas de forma independente ou com apoio de institutos e universidades. O Instituto Positivo disponibiliza no seu site um guia de como implantar um Arranjo de Desenvolvimento da Educação, realizado com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Movimento Colabora Educação. O material é gratuito e está disponível na aba publicações. O endereço do site é institutopositivo.com.br