Depois de 23 meses de uso obrigatório de máscaras, a partir desta terça-feira já é possível circular em ambientes fechados sem o uso do equipamento de proteção. Mas ele ainda é obrigatório em alguns casos ou situações. Ouça na reportagem.
por Amanda Yargas
O governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou nesta terça-feira (29) a circulação em ambientes fechados sem o uso de máscaras. Ele revoga os dispositivos da norma anterior, mas determina que a Secretaria de Estado da Saúde vai regulamentar o uso em alguns espaços internos principalmente em instituições de saúde e no transporte público, com caráter de recomendação.
Segundo o governo estadual, a medida leva em consideração a continuidade de queda no número de casos mesmo depois da permissão de circulação ao ar livre sem máscaras, com número de internamentos, óbitos e taxa de transmissão controlados. O governador lembrou que pessoas com sintomas respiratórios devem continuar usando a máscara para evitar contágios e que, nos demais casos, o uso é uma opção pessoal.
SONORA
No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, o que indica tendência de redução nos casos.