A geração de lixo com mais de 1 milhão de turistas no litoral do Paraná tem levado ao recolhimento de cerca de 10 toneladas por dia de rejeitos.
Por Marinna Prota
São garrafas de vidro, latas de cerveja e de refrigerante, canudos, papéis, isopor, restos de comida, cascas de frutas, bitucas de cigarros e plástico. Tudo na areia da praia e que é retirado diariamente por uma equipe de 140 trabalhadores, contratados pela Sanepar. A ação que é feita há mais de 10 anos é responsável por retirar todos os dias mais de 10 toneladas de lixo da praia.
Além do recolhimento dos rejeitos, a equipe passa realizando uma ação de conscientização e entregando sacolas plásticas para que cada banhista leve seu próprio lixo embora. O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosk, pontua que o principal objetivo é o de levar a reflexão para as pessoas ajudarem a manter a praia limpa.
SONORA
A limpeza tem sido feita diariamente, em mais de 48 quilômetros da orla, por equipe contratada pela Sanepar. Metade do lixo recolhido é reciclado e é destinado às associações de coletores dos municípios. O material orgânico é transportado pelas prefeituras até os aterros municipais