100 mil fiéis são esperados em Itaipulândia, no Oeste, no dia da padroeira do Brasil.//
Sábado acontece eclipse solar com “anel de fogo”.//
Feriado com previsão de tempestades no Paraná./
Com Jomar Valença
A romaria a Nossa Senhora Aparecida espera 100 mil fiéis em Itaipulândia, no Oeste do Estado, nos dez dias de homenagem a padroeira do Brasil. A imagem da santa na cidade tem 26 metros de altura e, segundo a prefeitura, é o maior da América Latina. A programação alusiva à santa iniciou em 3 de outubro com novenas diárias e se encerra com a romaria nesta quinta (12).
**
Nesta sábado é esperado o eclipse anular do sol, um fenômeno astronômico em que a lua se alinha entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar, mas deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual “O céu em sua casa: observação remota”, a partir das 11h30.
**
Conforme o Inmet, a partir da madrugada desta quarta-feira (11), novas tempestades devem atingir o Sul do Brasil, começando pelo oeste-noroeste da região e se espalhando ate quinta-feira (12). Na quinta, uma massa de ar frio, associada a um sistema de alta pressão, empurra a frente fria e a instabilidade rapidamente avança para o Paraná, reforçando o risco de temporais. Na sexta-feira (13), a massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e as chuvas se concentram entre o norte do Paraná, e as temperaturas também caem no Estado.