
Uma exposição exibida no MON concorre a um prêmio internacional, considerado o Oscar do Design. O projeto expográfico transportou o questionamento do trabalho para a própria exibição das obras e já foi reconhecido em outro prêmio brasileiro. A reportagem é de Amanda Yargas.
A mostra O que é original?, do artista Marcelo Conrado, exibida no Museu Oscar Niemeyer em 2019, concorre ao iF Design Award 2021, na categoria Arquitetura de Interiores. O prêmio é considerado um dos principais selos de excelência em design do mundo. A exposição já recebeu medalha de bronze no Brasil Design Award 2020 na categoria indicados pelo júri em Design de exposições.
A trajetória do visitante pela mostra leva a reflexão que dá nome ao trabalho, como explica o arquiteto do MON Gustavo Paris, um dos responsáveis pelo projeto expográfico.
SONORA
O artista Marcelo Conrado é professor do curso de Direito da UFPR e Doutor em Direitos Autorais. A exposição reuniu reflexões próprias de suas duas vertentes, a das artes e a das leis. É dessa mistura que emerge o tema central e a provocação com que o visitante é recebido antes de entrar na sala de exibição: “O que é original?”
SONORA
Conrado ressalta que toda exposição é uma obra coletiva, o que acaba sendo invisibilizado no contexto dos museus.
SONORA
O arquiteto Gustavo Paris acredita que a discussão se estende para além do campo artístico.
SONORA
Enquanto ficou em cartaz no Museu Oscar Niemeyer a exposição teve mais de 120 mil visitantes. Cerca de 9 mil deles deixaram sua contribuição na última parte da mostra. O que é Original? está disponível na plataforma Google Arts and Culture e pode ser visitada de forma online.
Amanda Yargas