Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dois vereadores de Curitiba são réus pelo crime de transfobia

Por Comunicação. Publicado em 13/04/2023 às 14:14.

Dois vereadores de Curitiba são réus pelo crime de transfobia.//
1,6 milhão de pessoas são entregadores ou motoristas de aplicativos.//
Paraná soma 301 casos de Mpox.//

Com Jomar Valença

Dois vereadores de Curitiba se tornaram réus na Justiça pelo crime de transfobia. Além deles, um engenheiro civil também foi denunciado. O caso tramita em segredo de Justiça e, por conta disso, os nomes dos denunciados não foram divulgados. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), os acusados fizeram comentários transfóbicos e ameaças em redes sociais após uma publicação da Prefeitura de Curitiba sobre o Dia da Visibilidade Trans.
**
O Brasil tem hoje 1,6 milhão pessoas trabalhando como motoristas ou entregadores de aplicativos. Uma pesquisa inédita identificou o perfil dessas categorias profissionais: a idade média de entregadores é de 33 anos, 68% são pretos ou pardos e 29% são brancos, 59% deles têm ensino médio completo, e 97% são homens. Enquanto os motoristas têm em média 39 anos, 60% deles tem ensino médio completo, 62% são pretos ou pardos e 35% são brancos, além disso, a maioria são homens (95%). A pesquisa é do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
**
A secretaria estadual da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (12) um novo caso de Mpox no Paraná, em Londrina, na região Norte. O boletim da Sesa informa que, com a exclusão de um caso anteriormente confirmado por Curitiba, o Estado permanece com 301 diagnósticos positivos da doença. O Estado registra ainda 56 casos suspeitos, sem nenhum óbito.