Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

24 municípios do PR tiveram temperaturas negativas nesta terça-feira

Por Jornalismo. Publicado em 29/06/2021 às 15:17.

24 municípios tiveram temperaturas negativas nesta terça-feira.//

Botão do Pânico do aplicativo 190 PR já foi acionado por 200 mulheres.//

Em estudo, CoronaVac se mostra segura e eficaz em crianças e adolescentes.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde

O frio chegou pra valer nesta semana no Paraná. Pelo menos 24 municípios tiveram temperaturas negativas na madrugada desta terça-feira. Em General Carneiro, na região sul, a temperatura chegou a -3,9ºC, a menor do estado neste ano, segundo o Simepar. A menor temperatura havia sido registrada em Palmas, onde os termômetros marcaram -3,8ºC, durante a madrugada. A cidade, também da região sul, chegou a registrar chuva congelada e até flocos de neve. Conforme o Simepar, também foram registradas temperaturas negativas nas regiões Oeste, Sudoeste Sul, Centro e sul dos Campos Gerais com ocorrência de geadas. Já em Curitiba a mínima registrada, nesta madrugada, foi de 0,6ºC. Na madrugada, os ventos que chegaram a 43km/h, fizeram com que a sensação térmica na cidade chegasse a três graus negativos. Para esta quarta-feira, continua a previsão de geada em várias cidades do Paraná.

O IDR-Paraná e o Simepar alertam que há previsão de geadas nesta semana em toda a região cafeeira paranaense. A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

O Botão do Pânico do aplicativo 190 PR já foi acionado por 200 mulheres que sofreram algum tipo de violência e possuíam medidas protetivas emitidas pelo Poder Judiciário. O serviço funciona como um recurso rápido de segurança pública que permite o acionamento de uma equipe policial. O aplicativo foi implantado em fase de teste em Londrina em dezembro de 2020. Neste ano, passou a ser utilizado em Curitiba, região metropolitana, litoral  além de algumas cidade como Apucarana, Cascavel, Maringá, Foz do Iguaçu, Irati, Ponta Grossa, entre outras, totalizando 27 municípios. A previsão é que o recurso seja ampliado gradativamente até chegar aos 399 municípios paranaenses.

Um estudo conduzido por cientistas do laboratório Sinovac, na China, e publicado nesta segunda afirma que a vacina contra a Covid-19 CoronaVac é segura e eficaz em crianças e adolescentes. De acordo com o artigo divulgado na revista científica The Lancet, após duas doses da CoronaVac aplicadas em um intervalo de 28 dias, mais de 96% do grupo testado produziu anticorpos contra o coronavirus. Os dados não tratam ainda da eficácia da vacina nesta faixa etária, já que essa conclusão só é obtida com estudos de fase 3. No atual estágio, fases 1 e 2, a intenção dos pesquisadores é comprovar que, além de segura, ela é capaz de ativar o sistema imune contra o Sars-Cov-2.