Um projeto inédito desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação mediu o clima escolar em 122 escolas estaduais e municipais de Curitiba, Colombo, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. O Aprendendo a Viver aplicou questionários a cerca de 22 mil estudantes com o objetivo de gerar um relatório estatístico com informações sobre as percepções dos alunos no que se refere à segurança escolar e ao bullying. O resultado do relatório visa auxiliar cada escola na elaboração de um plano de ação de combate ao bullying e à violência na escola. O resultado foi surpreendente. Na percepção de segurança, os entrevistados foram questionados sobre o quão seguros se sentem em diferentes espaços. Na sala de aula, os alunos disseram que se sentem 76% seguros; no recreio, 56% seguros; nos corredores da escola 66% seguros e no banheiro, 54% seguros. Os locais que despertam mais sensação de insegurança são o trajeto de ida e volta para a escola, onde quase 38% se sentem seguros, e na entrada e saída da aula, quando 43% se sentem seguros. Na rede estadual, 14,4 mil alunos foram ouvidos e, destes, quase 25% disseram que já usaram a internet para espalhar fofocas ou mentiras; 22% relataram ser xingados na escola e 25,5% denunciaram que os colegas falam coisas sobre eles para fazer com que outros alunos riam. Quase 10 % disseram já ter sido agredidos ou chutados e pouco mais de 8% contaram já ter feito ou sofrido ameaças.