Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

40% dos paranaenses ainda não entregaram a declaração do imposto de renda

Por Júlia Sóppa. Publicado em 22/05/2025 às 13:41.

Número de denúncias por violência contra a mulher dispara no Paraná
Frio deve chegar com tudo no Paraná a partir de semana que vem, afirma Simepar

Segundo a Receita Federal, cerca de 1 milhão e 8 mil paranaenses entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física deste ano. A estimativa é de que 3 milhões de documentos sejam emitidos no estado neste ano. O número de pessoas que já cumpriram com a obrigação chega a 60%, no entanto o prazo final termina no dia 30 de maio.
Neste ano, devem declarar pessoas que receberam rendimentos tributáveis, como salário, férias, aposentadoria ou pensão por morte, acima de R$ 33.888,00 no ano. Para atividade rural, a declaração é obrigatória para quem teve receita bruta acima de R$ 169.440,00.
///
Dados do Atlas da Violência 2025, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam que as notificações de agressões contra mulheres tiveram um salto de 159,7% em 10 anos. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, as notificações de agressões contra mulheres cresceram de 9.036 registros em 2013, quando o Paraná ocupava o terceiro lugar no ranking nacional, para 23.462 casos em 2023. Apesar do salto, o estado caiu para o quarto lugar na posição dos estados que mais tiveram registros de violência contra a mulher.
///
A partir de 27 de maio as temperaturas negativas devem chegar no Paraná. É o que diz a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) que está monitorando o avanço de uma massa de ar polar que vai atravessar o Sul do País.
Até o momento, nas estações meteorológicas do Simepar, a menor temperatura registrada no Paraná em 2025 foi 4°C em Palmas, no dia 29 de abril.
Mas na próxima semana, entre quarta-feira (28), e a primeira semana de junho, as manhãs no Paraná começarão a ficar geladas, com mínimas ao redor de zero grau e possibilidade de temperaturas negativas no extremo Sul do Estado, no Centro-Sul e no Sudeste.