Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

5 casos de mutação da covid-19 são confirmados no PR, outros 70 estão sob investigação

Por Jornalismo. Publicado em 18/02/2021 às 11:42.

Confirmação de nova variante brasileira da covid-19 no Paraná ressalta importância de medidas de proteção e distanciamento, além de evitar viagens.

 

5 pessoas que vieram ao Paraná partindo de Manaus e tiveram Covid-19 foram infectadas pela variante brasileira do coronavírus (P1). A identificação foi feita pela Fiocruz e informada às secretarias de saúde estadual e dos municípios de Campo Largo onde um dos pacientes foi atendido e Curitiba, onde estiveram os outros quatro. Segundo a secretaria estadual, todas as medidas de segurança foram mantidas para evitar a transmissão do vírus destes pacientes para profissionais da saúde ou outras pessoas.  A doutora Maria Goretti Lopes é diretora de Atenção e Vigilância Sanitária do Estado e disse que os estudos sobre as novas variantes são preliminares e ainda não se pode afirmar todas as características novas desta cepa. 

SONORA

Entre os infectados, 3 foram internados e já tiveram alta e outros dois seguem acompanhados por meio da telemedicina, os casos foram diagnosticados em janeiro.  A diretora contou que esta identificação das novas variantes faz parte de um projeto de sequenciamento genético viral do Ministério da Saúde, que já identificou casos de pessoas infectadas com a variante P1 do coronavírus em outros 13 estados brasileiros. Ainda não há confirmação de transmissão comunitária da nova cepa por aqui, todos os casos foram importados, mas outros seguem em investigação.  

SONORA

Todos os pacientes identificados com a variante vieram ao estado em voos comerciais. A infectologista da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Marion Burger, ressalta que é necessário redobrar cuidados em relação a viagens.

SONORA

 

Amanda Yargas