Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bombeiros do Paraná vão ajudar a combater queimadas no Pantanal

Por Jornalismo. Publicado em 15/09/2020 às 15:57.

Bombeiros do Paraná vão ajudar a combater queimadas no Pantanal.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias tarde – COM TRILHA

Giro de Notícias tarde – SEM TRILHA

As forças de segurança do Paraná vão colaborar no combate às queimadas na região do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. São 31 bombeiros militares que chegam nesta terça-feira a Campo Grande. Na quarta, o grupo se desloca para Corumbá, onde fica a base fixa da comitiva paranaense. Além disso, vão ser disponibilizados sete caminhões de combate a incêndios e equipamentos especializados como abafadores, enxadas e mochilas. Um drone também vai ajudar na localização dos focos de fogo. Um novo grupo, com oito homens, segue com os veículos para o Pantanal também nesta quarta.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta terça-feira, em primeira votação, uma lei que determina que os testes rápidos de farmácia para Covid-19 devem ser feitos pela modalidade drive-thru. O texto ainda precisa passar por uma nova votação e ser sancionado para entrar em vigor. A medida prevê que os testes sejam aplicados sempre na área externa das farmácias, e que os técnicos se dirijam até o carro dos clientes para tirar as amostras. A proposta também determina que as pessoas testadas sejam informadas sobre as medidas a serem tomadas caso o resultado seja positivo.

Começou a operar nessa semana em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, um sistema de segurança elaborado para evitar furtos e roubos de celulares. O ‘Salve Celular’ é uma parceira do Ministério Público do Paraná com a prefeitura e órgãos de segurança pública. Por meio do programa, proprietários de celular conseguem avisar caso o aparelho tenha sido perdido ou roubado. Para participar do programa, é necessário fazer um cadastro em uma plataforma, preencher dados pessoais e do aparelho. A expectativa do órgão é que haja redução de 30% no número furtos, roubos e receptação de celulares com o programa. A ideia é baseada num sistema desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco.