600 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos no Sudoeste./
A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil.//
Aranhas são capturadas para produção de soro.//
Com Jomar Valença
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 600 mil maços de cigarros na tarde desta segunda-feira (17) em Chopinzinho, na BR-373, sudoeste do estado. Segundo a polícia, os produtos vieram do Paraguai e estavam em uma carreta. A abordagem também resultou na apreensão de cigarros eletrônicos. Conforme a polícia, o motorista disse que iria para Curitiba com a carga.
**
A cada 4 horas uma mulher é vítima de violência no Brasil. Em 2022, foram mais de 2.400 casos registrados, sendo que quase 500 foram feminicídios, ou seja, a cada dia ao menos uma mulher morreu apenas por ser mulher. Os dados são da Rede de Observatórios da Segurança. Em Curitiba, acontecerá a 1ª Caminhada do Meio-Dia, de combate ao feminicídio, que será realizada no dia 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data marca a memória da morte da advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, assassinada em 2018.
**
Mais de 45 mil aranhas, de três espécies de aranha-marrom, foram capturadas em várias cidades do Paraná e Santa Catarina durante um ano. Com o veneno de todas as aranhas podem ser produzidas até 15 mil ampolas de antiveneno. Esses animais foram recolhidos no norte pioneiro do Estado. O trabalho é feito por equipes do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná, da Secretaria de Estado da Saúde. O Paraná registrou no ano passado 2.973 acidentes com aranha-marrom.