Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

68 municípios do Paraná adotam lockdown conjunto

Por Jornalismo. Publicado em 27/05/2021 às 08:30.

68 municípios do Paraná adotam lockdown conjunto.//

Governo do PR sanciona lei que garante auxílio aos microempreendedores.//

UEL confirma prova do vestibular neste domingo.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Noticias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Sessenta e oito municípios do Paraná adotaram um decreto conjunto de “lockdown” e determinaram toque de recolher entre 8h da noite desta quinta-feira e 5h da manhã de segunda-feira. No período, fica suspenso o funcionamento de todas as atividades não essenciais e também de alguns serviços considerados essenciais. O decreto também prevê a proibição de venda de bebida alcoólica no período. A decisão foi tomada após uma reunião entre prefeitos da Associação dos Municípios do Centro do Paraná, Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí. Conforme decreto, nas cidades poderão funcionar farmácias apenas em caráter de plantão recebendo ligações. No caso dos postos de combustível, o atendimento poderá ser feito apenas em casos de emergência. Fica proibido o funcionamento de serviços de delivery e também de retirada no balcão. As novas regras têm validade até segunda-feira. Segundo as associações, os gestores municipais adotaram as medidas diante do aumento de casos e mortes de Covid-19, além da lotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais por conta da doença.

O Governo do Paraná sancionou nesta quarta-feira projeto de lei que estabelece auxílio emergencial para 124.960 microempreendedores individuais e microempresas do estado. O valor total destinado para essas empresas recebeu 35% de incremento do Governo do Paraná em relação ao projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, saltando de R$ 59,6 milhões para R$ 80 milhões. Na próxima semana, serão definidos os critérios para quais atividades econômicas terão acesso ao benefício e como será efetuado o pagamento.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, decidiu manter a realização do Vestibular 2021 para domingo. Em reunião realizada com o Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Guarda Municipal, a instituição garantiu que as medidas sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus serão aplicadas rigorosamente e que vai coibir a presença de ambulantes nas entradas dos 75 locais de provas e também aglomerações que possam se formar antes ou depois do processo seletivo. Por causa da pandemia da Covid-19, a universidade adiou por duas vezes a data do vestibular. Nesta edição, 27.432 estudantes se inscreveram. Para evitar a disseminação do coronavírus, a UEL vai aplicar uma única prova neste ano e apenas em Londrina. Nos anos anteriores, o vestibular era dividido em duas fases e o candidato podia fazer a prova em outros municípios do Paraná.