Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

72% dos paranaenses pretendem viajar no verão, mesmo com a pandemia

Por Jornalismo. Publicado em 20/11/2020 às 16:05.

72% dos paranaenses pretendem viajar no verão, mesmo com a pandemia. // Gaeco mira lavagem de dinheiro e exploração de jogo do bicho no Paraná. // TSE alerta para mensagem falsa sobre anulação das eleições municipais.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Noticias Tarde COM TRILHA

Giro de Noticias Tarde SEM TRILHA

Pesquisa da Paraná Turismo, em parceria com o Conselho Paranaense de Turismo, aponta que, apesar do período de pandemia, 72% dos pesquisados pretendem viajar até o mês de março de 2021. Com relação à motivação dessas viagens, a maioria deve ser a lazer (38%) e o segundo motivo deve ser para férias ou descanso (33%). No entanto, alguns fatores serão decisórios para a definição das viagens, sendo que o principal deles, de acordo com a pesquisa, deve ser a oferta de produtos por valores acessíveis, ou seja, o preço será o principal fator de decisão para 32% dos turistas. Esta é a segunda edição da Sondagem dos Impactos da Covid-19 com potenciais turistas do Estado do Paraná. 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, cumpre nesta sexta-feira 14 mandados de busca e apreensão em investigação de possível organização criminosa voltada para a exploração do jogo do bicho, lavagem de de dinheiro e fraudes na região norte-central do Estado. A Operação Enxágue cumpre os mandados em endereços de Arapongas, Londrina, Ibiporã, Rolândia, Maringá e Jandaia do Sul. As Polícias Civil e Militar participam das buscas, que têm como principais alvos contadores, escritórios de contabilidade e “laranjas” do esquema de lavagem de dinheiro.

O Tribunal Superior Eleitoral informou nesta sexta-feira que circulam nas redes sociais mensagens falsas sobre a anulação das eleições em alguns municípios por suspeita de fraude na urna eletrônica. Segundo o TSE, desde a implantação da votação por meio eletrônico, em 1996, nunca houve constatação de fraude no sistema de votação. Em nota, o tribunal reafirmou que o dispositivo tem 30 camadas de segurança para dificultar fraudes, os dados são transmitidos por uma rede privada, sem conexão à internet ou bluetooth, e lacres de segurança alertam sobre qualquer tentativa de violação dos dados. Além disso, o resultado da votação pode ser conferido pelos partidos políticos por meio dos boletins de urna, o relatório impresso que indica os votos dados pelo eleitor para cada candidato. O documento é fixado na porta da seção eleitoral ao final do dia de votação. O segundo turno das eleições será realizado em 29 de novembro. O pleito vai acontecer em 57 cidades espalhadas pelo país, das quais 18 são capitais. No Paraná, apenas Ponta Grossa, nos Campos Gerais, conta com votação no dia 29.