Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

75 mil candidatos farão “Enem dos concursos” em nove cidades do Paraná

Por Redação. Publicado em 26/04/2024 às 06:18.

75 mil candidatos farão “Enem dos concursos” em nove cidades do Paraná.//

Cachorro acha pé humano e tutor chama a polícia no Guamiranga.//

Paraná mantém nota máxima positiva em escala de classificação de risco de crédito,//

Com Marinna Prota

Um caso inusitado aconteceu em Guamiranga, na região central do Paraná. Um morador da cidade acionou a Polícia Militar (PM) após o cachorro de estimação dele achar um pé humano. De acordo com a Polícia Civil, a principal suspeita é de que o membro seja de um jovem de 17 anos que morreu em um acidente de moto 20 dias antes, no trecho da BR-373 que passa em frente à casa do homem.

A PM informou que o pé estava em estado de decomposição e foi procurado no dia do acidente. O membro foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa e passou por análise da equipe civil de criminalística. A equipe de investigação aguarda o resultado da perícia para confirmar o DNA. 

////

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o chamado “Enem dos Concursos”, considerado um modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). São 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. 

No Paraná, foram definidos 76 locais de aplicação das provas e 2.402 salas em nove cidades. São mais de 75 mil inscritos no estado. As cidades com o maior número de candidatos são Curitiba, com 32 mil, seguida por Londrina com 11 mil e Cascavel com 10 mil.

//////

O Paraná manteve a nota máxima na escala nacional de risco de crédito da agência de classificação Moody’s. O relatório reafirma a posição fiscal e econômica do Estado, além de também afirmar que tais condições têm perspectiva estável para o futuro próximo.O rating de crédito é uma avaliação realizada por agências de classificação de risco, como a Moody’s, que analisam a capacidade de um emissor de dívida – no caso, o Estado do Paraná – de cumprir suas obrigações financeiras. As agências consideram uma série de fatores, como saúde econômica, gestão fiscal, diversificação econômica e nível de endividamento.