A falta de informação ainda faz com que crianças com câncer sejam diagnosticadas em estágios mais avançados da doença. O tratamento é feito frequentemente apenas na capital e demanda reestruturação da rotina familiar.
por Amanda Yargas
Em 2021, segundo o Painel de Oncologia do Ministério da Saúde, o Paraná registrou 515 novos casos de câncer em crianças e jovens entre 0 e 19 anos. No Brasil, o câncer já é considerado a primeira causa de morte por doenças entre a população nessa faixa etária, representando 8% do total.
No entanto, o diagnóstico em crianças tende a ser tardio. Segundo um estudo feito pelo Hospital Pequeno Príncipe, referência no tratamento pediátrico de câncer, entre os anos de 1998 e 2017, 57,6% das crianças atendidas pela instituição chegaram com a doença em nível já avançado. 33,5%, iniciaram o tratamento no segundo estágio e apenas 8,8% chegaram com o primeiro estágio de câncer.
De acordo com a assistente social Aline Safiano, especialista em cancerologia, cuidados paliativos e gestão de políticas públicas, o número de diagnósticos poderia aumentar e acontecer mais cedo se a população recebesse mais orientação sobre o assunto.
SONORA
Pacientes em tratamento oncológico tem alguns benefícios. Entre eles, o recebimento de alguns medicamentos pelo SUS, que é parte do Programa Paraná Sem Dor e ajudas de custo de alimentação, transporte e estada para pacientes e acompanhante no caso de tratamento em hospital a mais de 50 km da cidade de residência. Este benefício é bastante importante considerando que a maioria dos atendimentos é feito em Curitiba, como conta Aline.
SONORA
O câncer infantil passa muitas vezes despercebido por ter sintomas comuns na infância. Palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com batidas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash são sintomas associados a doenças oncológicas. Ao perceber estes sintomas ou se tiver alguma dúvida, busque atendimento médico.