
Associação reforça que o aleitamento materno influencia diretamente no desenvolvimento da cavidade oral e na prevenção de problemas odontológicos futuros
Por Flávia Consoli
A Associação Brasileira de Odontologia – Seção Paraná (ABO-PR) aproveita o Agosto Dourado para chamar a atenção da sociedade e dos profissionais de saúde para um aspecto muitas vezes negligenciado: o impacto da amamentação no desenvolvimento bucal dos bebês.
A campanha, instituída pela Lei nº 13.435/2017, tem como símbolo o dourado por representar o padrão ouro do leite materno. O ato de amamentar vai além da nutrição: influencia diretamente o crescimento dos ossos da face, o fortalecimento da musculatura oral e o alinhamento dentário, além de estimular funções essenciais como respiração nasal, deglutição e fala. Segundo Dra. Cláudia Schappo, especialista em Odontopediatria e coordenadora da Especialização em Odontopediatria e Óxido Nitroso da UniABO-PR, o leite materno contém componentes que oferecem proteção natural à cavidade oral do bebê. O acompanhamento precoce com um odontopediatra é essencial para orientar sobre higiene bucal infantil, uso consciente de chupetas e mamadeiras e identificar alterações como o freio lingual curto, que pode dificultar a amamentação
SONORA
Neste Agosto Dourado, a ABO-PR reforça que o início da vida é também o ponto de partida para a prevenção odontológica efetiva.
Integrar a amamentação ao cuidado com a saúde bucal não é apenas garantir um sorriso saudável, mas investir no bem-estar integral da criança, criando bases sólidas para uma vida com mais saúde e qualidade.