Ações policiais dissipam aglomerações durante feriado prolongado//
Ministério da Saúde vai incinerar 240 milhões de reais em produtos vencidos//
As informações com Amanda Yargas.
Nesse domingo uma festa de rua com mais de 330 pessoas foi encerrada pela polícia em Londrina, no norte do Estado. Segundo a corporação, os participantes ocupavam dois quarteirões, não usavam máscaras, e ouviam som alto. Na primeira tentativa de dissipação da aglomeração, os policiais foram hostilizados por participantes e fizeram uso de munição não letal para que as pessoas fossem embora. Mas cerca de uma hora depois a festa recomeçou e os policiais repetiram a ação.
Já em Curitiba, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) fechou 13 pontos comerciais e dispersou mais de 2,2 mil pessoas. Integrantes municipais da equipe aplicaram mais de R$ 760 mil em multas. As ações aconteceram entre a noite de sexta-feira (03) e a madrugada deste domingo (05) em diversos bairros da Capital do Estado.
Um estoque de medicamentos, testes e outros insumos vencidos, avaliados em 240 milhões de reais deve ser incinerado no centro de distribuição do Ministério da Saúde, na cidade de Guarulhos, em São Paulo. São 3,7 milhões de itens que venceram em sua maioria nos últimos 3 anos.
O estoque é mantido em sigilo pelo ministério com a utilização de um documento interno de 2018, argumento já apontado como irregular pela CGU (Controladoria-Geral da União).