Adapar alerta: sementes vindas da China são de plantas invasoras.// Transporte público de Cascavel volta a funcionar com 50% da capacidade.// Medidas restritivas de combate à Covid-19 em Maringá são prorrogadas até 29 de março.//
As informações com Grasiani Jacomini.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
Quase metade das sementes desconhecidas que chegaram ao Paraná, em setembro de 2020, continha plantas invasoras, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). As 92 amostras, de três países asiáticos, foram analisadas em um laboratório federal de Goiás, indicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As sementes chegaram por meio de encomendas estrangeiras. Mesmo sem saber do que eram, algumas pessoas plantaram na horta de casa. Conforme a Adapar, a atitude de quem plantou poderia apresentar um grave risco para agricultura.
Nesta segunda-feira, os ônibus voltaram a circular em Cascavel com medidas de seguranças e fiscalização para evitar a proliferação da covid-19. Segundo a prefeitura, o retorno do transporte terá reforço da fiscalização em todos os terminais. Uso de álcool gel, máscaras e o distanciamento social serão observados pela fiscalização. Os veículos só poderão circular com 50% de ocupação. A cidade estava com o transporte coletivo paralisado desde o início do mês como forma de combater o avanço da pandemia.
A prefeitura de Maringá decidiu prorrogar as medidas restritivas que estão em vigor até 29 de março A decisão foi tomada neste domingo, após reunião com Ministério Público, Câmara de Vereadores e integrantes do Centro de Informações Epidemiológicas. O secretário de Saúde Marcelo Puzzi disse, durante a reunião, que o número de contaminados na 15ª Regional de Saúde caiu de 55 mil para 23 mil nos últimos 15 dias, mas é preciso manter as medidas restritivas até que a situação melhore mais.