Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aduana paraguaia aumenta as exigências do protocolo de segurança sanitária para retorno ao país

Por Jornalismo. Publicado em 08/01/2021 às 09:01.

Aduana paraguaia aumenta as exigências do protocolo de segurança sanitária para retorno ao país. // Secretaria Estadual da Saúde do Paraná enfrenta problemas técnicos e não divulga dados da covid-19 nesta quinta-feira.// Ministério Público do Paraná entra com recurso no Tribunal de Justiça para suspensão das provas do PSS da Educação.///

As informações com Fernanda Makino.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Por causa do período de férias e a pandemia, a aduana paraguaia aumentou as exigências do protocolo de segurança sanitária para retorno ao Paraguai por vias terrestres, como pela Ponte Internacional da Amizade, que liga o país a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Conforme a direção de migrações do Paraguai, no retorno das férias, os viajantes devem preencher uma ficha de saúde online e apresentar o resultado do teste de covid-19 negativo feito nas últimas 24 horas. Segundo a direção, quem não tiver o teste tem o prazo de 24 horas para providenciar o exame. Nesse período, o viajante deve ficar isolado até que saia o resultado negativo. Em seguida, será liberado para entrar no país. Caso o resultado seja positivo, a pessoa deve cumprir regras de isolamento por 10 dias.

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná informou que, por problemas técnicos e operacionais, não foi possível divulgar o boletim epidemiológico com a atualização diária de dados de Covid-19 no estado nesta quinta-feira. Segundo a secretaria, a equipe técnica responsável pelos dados e produção do documento está trabalhando para solucionar os problemas. De acordo com o último relatório, de quarta-feira, o Paraná chegou ao total de 8.170 óbitos e 427.590 casos confirmados.

O Ministério Público do Paraná entrou com um recurso no Tribunal de Justiça pedindo a suspensão das provas do Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação de professores da rede pública estadual. O motivo para o pedido é a pandemia do coronavírus. As provas estão marcadas para este domingo. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte informou que a prova do PSS está mantida para o dia 10 e que existe um decreto estadual que garante a realização da prova com toda a segurança sanitária.