Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Agência Espacial Brasileira confirma que pedaço de metal encontrado no Paraná é lixo espacial

Por Comunicação. Publicado em 02/06/2022 às 14:41.

Agência Espacial Brasileira confirma que pedaço de metal encontrado no Paraná é lixo espacial.//

Crise de abastecimento se agrava e cresce a lista de remédios em falta no Paraná.//

No Paraná, foram confirmados 4.512 novos casos de covid; leitos de UTI SUS estão 100% ocupados na capital.//

Com Jomar Valença

A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou que a peça metálica encontrada em São Mateus do Sul, nos Campos Gerais do Paraná, é lixo espacial. O objeto foi localizado em março deste ano e, segundo pesquisadores, pode ser ser parte do foguete Falcon 9 da SpaceX, do bilionário Elon Musk. A confirmação foi feita na terça-feira (31) em um relatório elaborado por técnicos após a análise do item. O procedimento ocorre para que o objeto tenha a destinação correta de resgate e armazenamento.
**
Mais de 500 medicamentos estão hoje em falta no Paraná, e nas últimas semanas têm aumentado a quantidade e diversidade de itens com problema no fornecimento. Os números são do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sindifarma). Segundo o sindicato, a situação atinge principalmente os antibióticos de uso pediátrico, colírios, pastilhas para gargante, corticoides, xaropes para tosse e soluções líquidas de uso pediátrico. O cenário atual é reflexo de uma série de fatores, como dificuldade de importar insumos da China, a guerra na Ucrânia e o frio. ////
**
Mais 15 pessoas morreram no Paraná vítimas da Covid-19. O número de mortos no estado em decorrência da doença soma 43.114. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde de ontem (01). Foram confirmados 4.512 novos casos, somando 2.522.675 desde o início da crise sanitária. Na capital, foram 1.607 novos casos de covid-19 e um óbito. Na cidade, até ontem, todos os 15 leitos de UTI SUS preferenciais para covid-19 estavam ocupados.