Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ALEP: Deputados discutem retorno presencial da atividade parlamentar

Por Jornalismo. Publicado em 16/11/2020 às 16:45.

6 deputados disputaram eleições para prefeito: Goura (PDT) e Francischini (PSL), para a Curitiba, Thiago Amaral (PSB) em Londrina, Doutor Batista (DEM), em Maringá, e Márcio Pacheco (PDT) para Cascavel, cidades em que os atuais prefeitos foram reeleitos e Mabel Canto (PSC) que foi para o segundo turno em Ponta Grossa, única cidade do estado que terá esta disputa, em um duelo exclusivamente feminino contra a candidata Professora Elisabeth (PSD). 

 

Deputado Hussein Bakri (PSD) informou que nesta terça feira está marcada uma reunião do governo com entidades que representam os professores sobre a questão dos PSS, professores contratados em regime temporário paras as escolas estaduais. Neste ano o governo mudou as regras para esta contratação, incluindo uma prova, que os trabalhadores da educação consideram que pode aumentar a disseminação do coronavírus.

 

Os deputados discutiram hoje o retorno às sessões da Assembleia de forma presencial. A princípio, o retorno está marcado para 1º fevereiro de 2020, mas alguns deputados defendem um adiantamento falando que é possível adequar as medidas para que o retorno à atividade parlamentar seja seguro. Eles também ressaltaram que as eleições mostraram que maioria dos deputados teve contato próximo com eleitores, inclusive sem tomar cuidado com as medidas preventivas de forma rigorosa.  O presidente da casa, Ademar Traiano, se mostrou favorável ao retorno mas apenas no começo do próximo ano e disse que deve exigir o mesmo que um time de futebol, testes de covid periódicos. Ele também considerou que durante a campanha, perdeu-se o controle e recomendou que todos os deputados façam o exame para garantir que estão saudáveis.