
Deputados avaliam inclusão de mês de conscientização sobre acidentes e doenças do trabalho no calendário oficial do estado. Iniciativa teria foco em prevenção.
imagem: TRT4
Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que institui a campanha Abril Verde. A proposta é que no mês de abril sejam realizadas ações de conscientização sobre a segurança no Trabalho.
A cada minuto, uma pessoa se machuca no Brasil durante o serviço. Em 2020, foram registrados pelo INSS mais de 33 mil e 200 casos de acidente de trabalho no Paraná. Curitiba é a 5ª cidade com mais acidentes deste tipo no país, Cascavel e Londrina estão entre as 30 primeiras.
E além de afetar o trabalhador e seu família, o afastamento tem efeitos na economia privada e pública. Um impacto de cerca de 70 bilhões de reais ao ano no Brasil, segundo pesquisa do sociólogo José Pastore, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo o deputado Ademar Traiano, presidente da Alep, o projeto foi apresentado por solicitação do Ministério do Trabalho e tem intenção preventiva.
SONORA
Segundo o promotor de Saúde Pública Geraldo Bizerra, as empresas que não garantirem a saúde e segurança dos trabalhadores sofrem punições que podem levar até ao fechamento do negócio.
SONORA
Amanda Yargas