Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Alep faz audiência para discutir Plano Plurianual

Por Comunicação. Publicado em 06/11/2023 às 07:00.

Alep faz audiência para discutir Plano Plurianual

TCE oferece auxílio aos municípios em situação de emergência

Itaipu diminui vertimento para reduzir impacto das chuvas no Rio Iguaçu

As informações com Mauro Contti


A Assembleia Legislativa do Paraná realiza hoje à tarde uma audiência pública para apresentar o Plano Plurianual (2024-2027). O PPA será apresentado pelo secretário de Planejamento do Governo estadual, Guto Silva. O instrumento é destinado para programar as políticas públicas e ações dos demais Poderes e órgãos constitucionais autônomos.

Municípios do Paraná em situação de emergência por causa das chuvas estão recebendo auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. O objetivo do órgão é oferecer apoio técnico diante dos desafios e escassos recursos. As medidas vão desde videoconferência até a elaboração de uma cartilha com orientações.

A vazão do Rio Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, voltou a subir, alcançando a marca de 17 mil metros cúbicos de água por segundo. Para evitar novas inundações, a usina de Itaipu diminuiu o vertimento neste sábado. A estratégia é para utilizar o máximo possível a água que chega ao reservatório para produzir energia, sem comprometer a segurança da barragens. A binacional também está dando assistência às famílias atingidas pelas enchentes, no lado paraguaio do Rio Paraná.