Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ALEP: Proposta prevê repasse obrigatório de informações a familiares de hospitalizados pelo celular

Por Jornalismo. Publicado em 09/08/2021 às 12:09.

Durante a pandemia muito se ouviu de familiares que não conseguiam acesso às informações sobre o estado de saúde de internados e até projetos voluntários para ajudar nessa comunicação. Agora um projeto de lei quer resolver a situação com um sistema obrigatório de informação.

 

A deputada Mabel Canto (PSC) apresentou um projeto de lei para facilitar a entrega de informações às famílias de pacientes internados com doenças infectocontagiosas. 

SONORA

Pela proposta em análise na Assembleia Legislativa do Paraná, uma pessoa seria cadastrada para receber informações diárias da equipe médica, com horário determinado conforme a rotina hospitalar.  O estado do paciente deve ser informado por texto ou áudio via aplicativos de mensagens, ou por telefone. No caso de agravamento do quadro clínico, o aviso deve ser imediato. 

Se o paciente tiver mais de dezoito anos e estiver consciente, ele pode optar que as informações não sejam repassadas aos familiares, o que deve ser registrado no prontuário. Caso o paciente não saiba informar o contato ou que não esteja consciente, os hospitais devem fazer a busca por meio do seus serviços de assistência social.

Segundo a deputada, a ideia é trazer mais tranquilidade aos familiares. 

SONORA

 

Amanda Yargas